O Ministério das Comunicações iniciou conversações com a Embratel para expandir o programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) em mais 3 mil pontos de presença. O consórcio de empresas liderado pela operadora venceu licitação realizada pelo ministério no ano passado para conectar cerca de 12 mil pontos com internet sem fio de alta velocidade em todo o Brasil.
O edital foi dividido em dois lotes: um exclusivo para o Nordeste, com 5.917 pontos, e outro para as demais regiões, com 6.002 pontos. Os 3 mil pontos de presença a mais seriam resultado da expansão de 25% do contrato assinado com o consórcio de empresas. Pela Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93), o grupo fica obrigado a aceitar a expansão, a não ser que prove ser inviável em razão de algum fato novo.
Segundo o diretor de Inclusão Digital do Minicom, Heliomar Medeiros, cerca de 5,1 mil pontos já foram instalados. Dos pontos Gesac que já existiam antes da licitação, cerca de 900 aguardam a troca das antigas antenas pela tecnologia da Embratel. A expectativa é que os 12 mil pontos sejam instalados até o fim do semestre e que contemplem todos os municípios.
- Programa de inclusão digital