Copagaz adota software de gestão em sustentabilidade

0

Depois de sair na frente do seu setor, com o lançamento do inventário de emissões de CO2, em 2013, a Copagaz, segundo ela, é a primeira empresa do setor de gás no país a adotar um software profissional para fazer a gestão dos seus indicadores de sustentabilidade. 

Desenvolvido pela brasileira Triple Bottom Line Manager, o Sistema de Indicador de Sustentabilidade – SIS – implantado na Copagaz faz a gestão de 12 indicadores, considerados de extrema relevância para a operação da distribuidora, que precisam de acompanhamento mensal, entre os quais: água, energia, investimento em meio ambiente, capacitação e treinamento de colaboradores, saúde e segurança do trabalho, questões ligadas ao RH (como horas extras) e indicadores de emissão de gases de efeito estufa (GEE). "Somos uma empresa de logística que desde a sua fundação, em 1955, possui uma grande preocupação com a questão ambiental. Temos a sustentabilidade como um pilar em nossos negócios. Por isso, a adoção de uma ferramenta de gestão de indicadores capaz de fazer uma precisa mensuração do desempenho é extremamente estratégica para a nossa companhia", afirma Elizete Paes, presidente do Comitê de Sustentabilidade da Copagaz.

O SIS oferece mensuração e monitoramento de quaisquer indicadores em tempo real, por meio de diversos perfis de acesso a partir de um ambiente web, incluindo a possibilidade de elaboração e exportação de tabelas e gráficos. "Hoje, as empresas trabalham a gestão de dados por meio de planilhas Excel, que não permitem um gerenciamento qualificado, seguro e preciso de indicadores, muitas vezes estratégicos para o universo corporativo", explica José Pascowitch, diretor de relacionamento da Triple Botton Line Manager.

O software, que permite ao usuário inclusive traçar metas, como por exemplo, de redução de consumo de água e energia, possui custo baixo, fácil visualização e navegabilidade simples. Sua plataforma de configuração e agilidade operacional – possibilita a criação de qualquer indicador em cerca de dois dias. O desenvolvimento do sistema foi pensado para também agilizar o trabalho das auditorias no momento da checagem de dados para elaboração dos relatórios anuais de sustentabilidade. "O auditor tem acesso fácil a todas as informações lançadas pela companhia, pois o sistema permite anexar evidências na ferramenta para comprovar a veracidade dos índices e controlar tudo que está sendo lançado no sistema", complementa Pascowitch.

Copagaz

 Fundada há 59 anos por Ueze Zahran, que até hoje preside a companhia, a Copagaz é distribuidora e engarrafadora de gás liquefeito de petróleo, o GLP (gás de cozinha). Atualmente, produz mais de 600 mil toneladas por ano, faturando cerca de R$ 1,2 bilhão. A Copagaz é a quinta maior empresa do segmento, com 7,81% do mercado nacional. Possui 1400 colaboradores e está presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de suas 15 filiais, 13 engarrafadoras e uma rede composta por 3 mil revendedores, que abastecem milhões de lares, indústrias e empresas. Além de crescer no índice de participação de mercado GLP, a companhia também registrou incremento no volume de vendas em 2013 – cresceu 5 %, quando comparado ao ano anterior, enquanto que o mercado registrou um aumento de 2,7% no mesmo período. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.