Gastos mundiais com publicidade em resultados de buscas devem atingir US$ 81 bilhões neste ano

1

Os gastos mundiais com publicidade digital devem atingir US$ 170 bilhões neste ano, sendo que o dispêndio com anúncios em resultados de buscas aumentarão 16%, para US$ 81 bilhões, de acordo com projeção da empresa de pesquisa eMarketer. Esses números, segundo a consultoria, revelam que os anúncios em resultados de buscas serão responsáveis por mais da metade do total aplicado em publicidade digital em todo o mundo em 2015.

O relatório aponta o Google como líder incontestável nesse mercado, com o maior market share global. O estudo também estima que a receita com anúncios em resultados de buscas do Google aumentará 16% neste ano, para US$ 44,5 bilhões — cifra que representa mais da metade dos US$ 81 bilhões que serão investidos pelos anunciantes.

O negócio de publicidade em resultados de buscas do Google é altamente rentável porque, por ser o mecanismo de buscas mais popular no mercado mundial, ele acaba ditando os preços. Ele cobra taxas mais elevadas para publicidade em resultados de buscas em relação a chamada propaganda de exibição, já que o anúncio aparece nas páginas de resultados de buscas quando o usuário está procurando informações específicas, além de ter maior chance de se clicado.

Para se ter uma ideia desse domínio, um estudo da comScore mostra que a ARPU (receita média por usuário) com anúncios em buscas do Google foi de aproximadamente US$ 45 no primeiro trimestre de 2014, enquanto a do Facebook foi de apenas US$ 7,20. A mesma métrica para Twitter foi de US$ 3,60. Isso indica que o preço cobrado pelo Google é cerca de seis vezes maior do que o do Facebook e cerca de 15 vezes superior ao do Twitter.

Um outro relatório, este da StatCounter, mostra que o Google também lidera o mercado de busca móvel, que tem sido impulsionado por dois fatores: o domínio que exerce no segmento de busca globalmente e ao rápido crescimento do mercado mundial de publicidade móvel. De acordo com o instituto de pesquisas, o Google detém uma participação de 87% do mercado de busca móvel dos EUA.

A eMarketer estima que o mercado de publicidade móvel deve saltar de aproximadamente US$ 19 bilhões em 2014 para cerca US$ 66 bilhões em 2019, o que representa uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 28%.

Apostas em parcerias

Em contraposição ao crescimento do Google, a participação da Microsoft no mercado de publicidade digital deve ficar estagnada neste ano. Estimativas da eMarketer apontam que fatia do Bing, a ferramenta de buscas da empresa, será semelhante a de 2014. No entanto, a receita publicitária com anúncios em resultados de buscas deve crescer 18,5%, impulsionada principalmente pela parceria que mantém com a Apple no iOS 7 e iOS 8.

Outro fator que deve contribuir para o aumento da receita é a ampliação do acordo de buscas na internet com o Facebook, depois de ter lançado também uma nova função para realizar buscas dentro da rede social. A nova função de busca do Facebook integrará resultados do Bing, reforçando ainda mais a exposição de anúncios na ferramenta da Microsoft. Isso também deve ajudar a minimizar o fim da aliança com o Yahoo, que expressou o seu desinteresse em continuar o acordo com mantina na área de buscas com a Microsoft.

O Yahoo, que ocupa o quarto lugar no mercado de publicidade em resultado de buscas em todo o mundo, também deve perder participação de mercado. Segundo a eMarketer, o market share da empresa deve cair de 3% em 2013 para 2% neste ano. No entanto, a consultoria acredita que o site pode se estruturar para crescer. Há uma série de fatores para isso acontecer.

O primeiro é o recentemente acordo fechado com a Mozilla, por meio do qual o Yahoo substituirá o Google como mecanismo de buscas padrão, o que o ajudará a ganhar participação às expensas do Google. De acordo com os últimos dados da StatCounter, em dezembro de 2014, o Yahoo atingiu a sua maior participação no mercado de buscas nos Estados Unidos, em mais de cinco anos. O Google, por sua vez, registrou a menor participação mensal naquele mercado — diminuiu de 77% em novembro para 75% em dezembro. Em segundo lugar ficou o Bing, com 12,5% de market share, seguido pelo Yahoo, com 10% (veja gráfico abaixo).

Internet-search-market-dec14

Outro fator que pode ajudar o Yahoo é o acordo que vem negociando com a Apple para usar o navegador de internet Safari como ferramenta de pesquisa, já que ele tem um campo de busca inteligente. A parceria do Google com a Apple está prestes a expirar. Será interessante ver com quem a Apple assinará contrato. Se Yahoo conseguir esse cordo, aumentará sua fatia em anúncios em resultados de buscas, inclusive no mercado móvel, uma vez que o Safari é o navegador móvel mais popular. Ele tem uma participação de mercado de 44%, de acordo com a StatCounter.

1 COMENTÁRIO

  1. Aliado a todas estas informações, vem o fato de o algorítimo de buscas do google priorizar os sites que tenham versão mobile ou sejam responsivos. Muitos que não são, perderam o ranking orgânico. Isso vai forçar as empresas a gastarem mais com publicidade ou invertirem em novos projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.