A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, realizou um levantamento para entender o impacto da crise provocada pelo novo coronavírus (covid-19) na frequência de abastecimento em sua rede de mais de 18 mil postos credenciados em todo o Brasil. Nos postos brasileiros houve uma queda de 53%, que mobilizou a marca em uma frente de apoio a estabelecimentos, como na disponibilização informações em tempo real para a sociedade para garantir o abastecimento de serviços essenciais.
"As frotas de alguns serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas de segurança pública, dependem da manutenção das atividades dos postos de combustíveis para continuar operando. Porém, a redução na frequência de abastecimento pode vir a impactar a operação de algumas redes. Por isso, abrimos para toda a população uma ferramenta exclusiva de consulta das redes que o abastecimento se mantém regular, como frente de apoio tanto no direcionamento desta demanda para os postos, como de disponibilizar informações para organizações que estão garantindo a atividade de serviços essenciais sobre onde podem abastecer", destaca o Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.
De acordo com o levantamento realizado pela Ticket Log nos postos de combustível em todo o território nacional houve uma queda na frequência de abastecimento. Em 47% dos estabelecimentos, a redução na frequência se deu em até 50%; em 6% o recuo foi de até 80% e em 1% a diminuição foi de mais de 90%. Os dados nos permitem entender o cenário logístico urbano e o impacto do confinamento social necessário para frear o avanço da doença.
Nos recortes por regiões, o Norte é a região que registrou o menor índice de queda na frequência de abastecimento, observado em 42,5% dos postos credenciados na região. Dos estabelecimentos que apontaram a redução, 36,5% indicaram uma queda de até 50% na frequência, 5,2% de até 80% da frequência e 0,8% superior a 90% da frequência. A região foi a única de todo o território nacional em que o aumento da frequência de abastecimentos, foi maior que a baixa, alta de 57,5%.
Em contrapartida, o Sudeste apresentou a maior taxa de redução, com impacto em 55,7% dos postos avaliados. Em 49,4% deles, a redução na frequência foi de até 50%; em 5,8%, a queda registrada foi de até 80% da frequência e em 0,5% superior a 90%.
No Centro-Oeste, a queda na frequência de abastecimento foi registrada em 50,8% dos estabelecimentos; no Nordeste chegou a 51,7% dos postos de combustível credenciados e no Sul a 54,2%.
A Ticket Log elabora o IPTL, índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da marca, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo.
Por meio do site http://www.ticketlog.com.br/postos-ativos/, é possível verificar instantaneamente os postos que se mantém ativos em todos os municípios brasileiros, bem como o tipo de combustível disponível para abastecimento e valor médio praticado.