Estudo revela crescimento da terceirização como estratégia de empresas de tecnologia

0

Segundo o Leading Tech Report, estudo realizado pela BossaBox, 75% das organizações já externalizam algum projeto, e 53% usam essa prática no momento. O levantamento foi realizado com base em entrevistas realizadas com mais de 500 líderes do setor. De forma geral, o relatório revela dados sobre os efeitos da terceirização no desempenho do mercado.

"Este é um modelo em que a empresa pode aproveitar expertises de diferentes profissionais por um preço que ele não pagaria para alguém alocado internamente. Ou seja, há retenção de custo e melhor aproveitamento dos recursos", levanta João Zanocelo, cofundador e Head de Produto e Marketing da BossaBox.

A alternativa é realidade para grandes companhias, já que o cenário de tecnologia e produto passa por diversos desafios. O levantamento analisou que 52% das corporações têm dificuldade em contratar talentos qualificados, 44% lidam com salários acima do orçamento, e 21% sofrem com retenção de profissionais. Neste caso, a terceirização deixa de ser uma possível escolha e se torna uma estratégia para sobreviver à escassez de mão de obra e à pressão por eficiência no mercado.

Além disso, o estudo identifica que ambientes de alta performance são sustentados por quatro pilares: protagonismo de Produto e Tecnologia, equipes seniores com autonomia, trabalho remoto consolidado e ciclos rápidos de entrega. Nessas condições, o modelo torna-se catalisador – desde que bem estruturado.

"Nós estruturamos todo o time e o projeto de forma estratégica, garantindo que a terceirização seja um impulsionador de resultados, e não um risco. Com a metodologia certa, os líderes de tecnologia ganham agilidade, eficiência e inovação sem abrir mão do controle", afirma o especialista.

Em um cenário de alta competitividade e escassez de talentos, o conceito deixou de ser apenas uma solução tática para se tornar uma peça-chave na estratégia das empresas que buscam escalar com eficiência. "O Leading Tech Report evidenciou aquilo que a gente já via no mercado: o verdadeiro diferencial está no método adotado. Quando estruturada com foco em performance, ele permite que Produto e Tecnologia se tornem protagonistas da inovação e do crescimento.", finaliza João.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.