O que pode acontecer quando a comunicação da sua empresa depende de um aplicativo gratuito?

0

No início dessa semana, fomos surpreendidos com a decisão de um juiz de Sergipe que determinou a paralisação do WhatsApp por 72 horas (que acabou voltando ao ar algumas horas antes). Essa é a segunda vez que o serviço é interrompido no Brasil, a última foi no final do ano passado, e devido a uma investigação criminal, o aplicativo foi suspenso por até 48h, mas voltou a funcionar antes mesmo desse período.

A pergunta que faço nesse momento é a seguinte – O que pode acontecer com sua comunicação quando você depende de um aplicativo externo e gratuito? O que percebo é que atualmente, muitas empresas se comunicam e precisam do aplicativo para gerar renda para seu negócio, como é o caso de alguns e-commerces, por exemplo. Com a paralisação, tivemos mais de 100 milhões de usuários e negócios prejudicados.

Mas como conseguir driblar esse quadro e reverter o prejuízo? Veja bem, não sou contra ferramentas gratuitas, pelo contrário, eu utilizo muitas e acredito que elas são ótimas opções para a comunicação entre pessoas ou novos projetos que ainda não possuem budget. Porém, para as empresas, existem outros aspectos importantes, como estabilidade e segurança, que são essenciais para evitar qualquer imprevisto no dia a dia.

Sou um pouco suspeito para falar sobre tecnologias, afinal sou antenado em tudo que é novidade e que nos oferece novas experiências. O que vejo diante disso é uma grande oportunidade de investir em novos canais e não depender somente de uma ferramenta de comunicação. Hoje, por exemplo, existem soluções e aplicativos dedicados a atender o mercado corporativo com todas as funcionalidades que esse público exige, como por exemplo, o Kast, que estou testando.

Para finalizar, costumo dizer que a internet, hoje em dia, é uma grande aliada em tudo – seja empreender, estudar, criar um novo negócio ou até mesmo para se distrair. Há uma gama enorme de bons aplicativos e ferramentas para serem descobertos e explorados, pagos e gratuitos, atendendo diversos objetivos e nichos de mercado.

Aproveite, pesquise, navegue, e inove.

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.