Se não assino, não devo?

0

O Brasil passa atualmente por um dos mais delicados momentos econômicos de sua história. Segundo o SPC Brasil, o número de inadimplentes chegou a 60 milhões em março, representando 14% das pessoas acima de 18 anos. Futuramente, os índices devem diminuir, mas não por conta de melhorias no cenário. O "vilão" é a Lei Paulista 15.659/2015.

De acordo com a proposta já aprovada no Estado de São Paulo e próxima de entrar em vigor em mais de dez territórios nacionais, é obrigatório informar ao devedor sobre a negativação de seu nome por meio de um AR – Aviso de Recebimento. Ou seja: quem não assina o documento, não tem seu nome incluído no cadastro de inadimplentes.

Ao contrário do imaginado por muitos, a medida não irá beneficiar o cidadão, mas sim prejudicá-lo. Ao "ocultar" a dívida, essas pessoas não serão identificadas pelos registros do varejo. Com isso, poderão fazer novas compras à prazo mesmo sem ter condições de pagar os encargos anteriores, gerando um "superendividamento", prejudicando ainda mais a economia.

Os resultados já começam a aparecer: em fevereiro, apenas 2% dos consumidores no estado paulista com contas em atraso por mais de 90 dias foram incluídos na lista do SPC, Serasa e empresas semelhantes. Em meio à nova realidade, as assessorias de recuperação de crédito necessitam mudar a sua estratégia de negociação o mais rápido possível.

Uma boa saída seria concentrar as ações de cobrança nos três meses antes do cliente se tornar inadimplente, com o serviço ainda em uso. Com isso, se torna muito mais fácil chegar a um acordo, evitando o aumento da dívida e a dor de cabeça relacionada aos ARs, a partir do cadastro negativado.

Sempre relembrando: não adianta ter as melhores pessoas e estratégias se a tecnologia não for de ponta. Boa sorte!

Ariane Abreu, diretora Comercial da Total IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.