Startup cria primeira fazenda urbana no Boulevard Shopping BH

0

A cadeia de produção alimentícia é muito ineficiente: 70% de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado desde o cultivo até chegar na mesa do consumidor. Para minimizar esse problema, a startup BeGreen uniu a paixão pelo meio ambiente ao sonho de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da produção de alimentos frescos com menos poluição e zero desperdício.

A empresa, que surgiu em 2015 produzindo alfaces orgânicas comercializadas em supermercados e entregues em restaurantes de Belo Horizonte, lançará essa semana a primeira Fazenda Urbana da América Latina . Trata-se de um modelo inovador que  reduz custos operacionais pela proximidade com os consumidores e aumenta a produtividade com internet das coisas. Utilizando uma área 20 vezes menor, a startup produz a mesma quantidade de alimento que uma fazenda convencional de 30.000 m², graças à tecnologia de sensores presente na estufa que, com ajuda de um software regula fatores como umidade, temperatura, PH, entre outros, e alcança o ponto ótimo para desenvolvimento da planta.

Além disso, a produção consome 90% menos água e sem emissão de gás carbônico, já que não há custos logísticos, pois os consumidores compram o alimento diretamente do local de produção. Essa inovação atraiu o mercado. Em 2016, a startup recebeu investimento da Liga Ventures – aceleradora que gera negócios entre startups e grandes empresas, e tem clientes como a Porto Seguro, Cisco, Embraer, AES Brasil, entre outros.

"É muito importante auxiliar startups com ideias inovadoras que contribuem para o avanço tecnológico e social. Este é o caso da BeGreen. Para a Liga Ventures, é uma ótima oportunidade para gerar negócios nesse setor", diz Rogério Tamassia, sócio-diretor da Liga Ventures.

BeGreen Boulevard

Em parceria com o Boulevard Shopping de Belo Horizonte (MG), a BeGreen Boulevard ocupará a área externa do shopping. De acordo com o CEO da startup, Giuliano Bittencourt, a BeGreen Boulevard ocupará uma área de até 2.700 m² e deverá produzir 40 mil pés de hortaliças por mês. "Nossa forma de cultivar realça o sabor e melhora a textura das hortaliças, sem utilizar nenhum químico nem agrotóxico na produção", explica. Isso acontece graças ao sistema inovador de aquaponia, que conjuga o cultivo de plantas à criação de peixes, cujas excreções servem para adubar as plantas, fechando um ciclo sustentável e sem poluentes.

Para este ano, a Startup BeGreen pretende lançar mais uma fazenda e concretizar um software de gestão de cultivo. "Nosso maior objetivo é mostrar que é possível unir tecnologia e sustentabilidade em prol da sociedade. Ter um negócio produtivo que vai gerar mais empregos, menos lixo, sem prejudicar o meio ambiente", ressalta Giuliano. Para viabilizar a expansão, a startup está com rodada de captação aberta para levantar R$ 500 mil de investimento seed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.