Startups apresentam soluções na área de gestão de pessoas voltadas para os pequenos negócios

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A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia e o Sebrae realizaram mais uma edição do demoday online "InovAtiva Conecta: Covid-19 – Soluções para Micro e Pequenas Empresas". O evento reúne, semanalmente, até 10 startups com ferramentas, tecnologias e soluções inovadoras que podem ser usadas por pequenos negócios para enfrentar a crise do novo coronavírus. Na quarta-feira passada, 6, oito startups apresentaram soluções no setor de gestão de pessoas e trabalho remoto.

Como explicou o coordenador-geral de Empreendedorismo Inovador do Ministério da Economia, Rafael Wandrey, durante as próximas semanas, o evento abordará temas prioritários para os pequenos negócios. "Foram mapeados 10 setores fundamentais para que as MPEs enfrentem a crise da Covid-19. Nas próximas semanas, o demoday irá trazer startups que atuam com Finanças, Gestão de Processos e Controle, Marketing e Comunicação Digital e Gestão de Fornecedores, entre outros setores", explicou.

Arthur Prieto Coelho, analista de Inovação do Sebrae, destacou a importância das MPEs neste momento de crise: "Os pequenos negócios representam 99% das empresas no Brasil e respondem por quase 55% do saldo de empregos. Enfrentar essa pandemia passa pelo apoio aos pequenos negócios, que são capazes de manter os empregos e mitigar os impactos da Covid em área de vulnerabilidade", disse. 

Ferramentas apresentadas

Uma das empresas participantes do demoday desta semana foi a Eunerd, marketplace de serviços de TI, que conecta e gerencia o suporte remoto e on-site de técnicos de informática e infraestrutura de TI para empresas. Como explicou Daniel Tutida, fundador da empresa, a solução apresentada inclui um painel web para gerentes de negócios requisitar e acompanhar serviços em andamento, gerar relatórios e gerenciar projetos. "O suporte remoto é feito pela equipe interna e o atendimento onfield (presencial) é realizado pelo marketplace que hoje conta com mais de 22 mil profissionais", disse.

Já Daniel Godoy, CEO da Apponte.me, apresentou solução para controle de expediente de funcionários, que substitui os relógios de ponto tradicionais por um tablet ou smartphone  que marcam horário de entrada e saída por meio da foto e geolocalização. "Em tempos de Covid-19, o colaborador pode marcar o ponto remotamente e nós fazemos toda gestão de atrasos, falta e ocorrências de ponto em um painel", explicou.

A startup QRPoint  apresentou sistema de controle e gestão inteligente da jornada de trabalho, em que todo registro de ponto é também geolocalizado, com reconhecimento facial e acompanhamento da empresa em tempo real. Segundo Eduardo Lobo, CEO e fundador da empresa, o propósito da startup  é melhorar eficiência e reduzir o custo dos processos burocráticos de pequenas e médias empresas.

"Em momentos como este em que as empresas têm que fazer compulsoriamente home office, ajudamos a gestão de recursos humanos a manter a normalidade, dando mobilidade e segurança a todo o processo de controle de jornada", completou Lobo. 

Também se apresentaram na quarta-feira as startups KanvasCard, Nvoip, Sólides Tecnologia, Duuca e Qulture.Rocks.

O demoday?faz parte de um pacote de ações desenvolvidas pelo Ministério da Economia, por meio da Sepec/ME, para enfrentar a crise do novo?coronavírus?e é?realizado por meio do programa de aceleração de startups?InovAtiva?Brasil, coordenado pelo ME e pelo Sebrae.?

A curadoria das empresas é feita pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que seleciona empresas participantes da campanha "StartupsVsCovid-19", lançada pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da associação.  Os eventos estão disponíveis no?canal do?InovAtiva?Brasil?no Youtube.

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