Criatividade e inovação para crescer

0

Não existe uma compreensão universal sobre a criatividade e a inovação, embora esses conceitos culturais transpassem as nossas vidas. Encontramos a criatividade e a inovação na literatura e na música, mas também na ciência e na tecnologia. Por que essas ideias são tão difundidas, mas ao mesmo tempo tão ambíguas? E o que isso significa para nós? Se pensarmos em quando esses dois termos foram inventados, em períodos de imensa transformação como a Renascença e a Revolução Industrial, podemos entender sua origem: a mudança.

O nosso entendimento também evoluiu com o tempo. A criatividade era associada à arte, psicologia, literatura e publicidade até os anos 60, época na qual seu uso se estendeu aos setores da educação, negócios e economia para descrever o uso da imaginação para criar coisas. Do mesmo modo, a inovação passou por uma mudança conceitual nos anos 80, quando começou a ser relacionada com novas tecnologias e seus efeitos econômicos e sociais.

Em 2023, no contexto do panorama tecnológico e digital em rápida transformação, a criatividade e a inovação tornaram-se clichês. A palavra "Innovation" já tem mais de 4 bilhões de resultados de busca no Google. E o termo se tornou tão integrado ao jargão do mundo dos negócios e à mídia mainstream que, ironicamente, é difícil dizer qualquer coisa de novo sobre a inovação.

Muitos se perguntam se tecnologias irão completar os hard skills criativos das atividades de trabalhadores em grandes companhias. Hoje, funcionários de diversos setores, das lanchonetes de fast-food ao setor bancário, já são influenciados pela inteligência artificial. E grandes companhias, como a Enel, multinacional do setor elétrico com presença no Brasil e em outros 29 países, utilizam tecnologias para avançar e propor novos modelos de co-criação entre humanos e IA. As IAs de hoje já são capazes de personificar IAs gerais, não apenas por terem uma variedade ampla de algoritmos de treinamento, mas por, ao somarem-se ao componente humano, potencializarem a geração de valor. Na Enel, no escopo do Grid Blue Sky (GBS), projeto que vai mudar todo o modelo de negócio da empresa, destaca-se o ODIN (Detecção de Objetos de Infraestrutura e Rede), cujo objetivo é fazer com que anomalias e ativos sejam detectados automaticamente, por meio da utilização de inteligência artificial.

A pandemia global e as mudanças climáticas nos ensinaram que, ao passo que nos tornamos mais globalizados, nossos problemas também se tornam cada vez maiores. Os riscos sociais e ambientais são considerados os grandes desafios enfrentados mundialmente, e as mudanças climáticas e a erosão social são as questões mais importantes. 84% dos especialistas estão aflitos ou preocupados com a situação do mundo. É por isso que precisamos de um olhar inédito sobre a inovação e a criatividade, enraizado na renovação, que rompa barreiras geográficas, culturais e econômicas. Tecnologias inéditas são inúteis se não forem sustentáveis, impactantes e pensadas para os seres humanos.

Com essa premissa à frente, a Enel desenhou um novo conceito: a Innovability, sinergia entre a inovação e a sustentabilidade. No nosso ecossistema Open Innovability, juntamos mentes criativas de diversas fontes para transformar ideias em projetos de impacto. Numa síntese de crowdsourcing e conexões de startups nos nossos Innovation Hubs e Labs globais, a Enel aposta na inovação colaborativa para liderar a transição energética.

Temos no nosso DNA a inovação e o desenvolvimentodo nosso "DNA Open" se dá por meio da atuação do tripé formado pelo propósito de inovar, engajarpessoas e desenhar e otimizar processos e soluções inovadoras.Neste contexto, promovemos ações, valores e práticas capazes de alavancar a capacidade de adaptação e reinvenção, buscando apoiar o fortalecimento do mindset criativo, inovador e ágil, assim  como estimulando o empreendedorismo interno de cada um.

A agilidade na gestão da inovação permite que?boas ideias sejam implementadas com rapidez e sucesso. Por isso, o modelo ágil pode ser considerado a chave para multiplicar o valor da inovação, atuando como catalisador em seus processos. Podemos falar de "InnovAgile" para nos referirmos àintegração entre inovação e agilidade, uma união capaz de oferecer suporte de 360° ao negócio: da geração de ideias à implementação de projetos. Inovar é preciso! Em qualquer setor.

Filippo Alberganti, Head de Inovação Enel Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.