Apesar de nos últimos anos o Brasil ter registrado aumento exponencial na quantidade de mensagens indesejadas (spams) enviadas, somente 14,2% dos brasileiros com acesso à internet pagam por uma licença de software de segurança, revela estudo da empresa de consultoria e pesquisa de mercado Frost & Sullivan.
O relatório aponta ainda que cerca de 54,7% dos usuários residenciais de internet possuem um software gratuito instalado, fato que, segundo a consultoria, revela a baixa percepção do valor agregado em relação às soluções de segurança pagas.
De acordo com a pesquisa, 14% dos usuários que atualmente possuem software gratuito pretendem adquirir um programa pago neste ano e 2011. Entretanto, isso não significa que haverá uma expansão da base de usuários com licenças pagas já que 9% dos que pagam por um software de segurança planejam instalar soluções livres assim que o prazo da licença expirar em 2011.
Uma das principais barreiras mencionadas pelos internautas brasileiros para adquirir soluções pagas de segurança é a incerteza da sua eficácia. "Existe uma preferência por baixar e instalar soluções freeware em vez de investir em soluções mais robustas que ofereçam um amplo portfólio de ferramentas de segurança", aponta o estudo..
O relatório da Frost & Sullivan mostra ainda que entre os maiores competidores no mercado de antivírus no Brasil estão a AVG e Avast, seguidas pela McAfee e Symantec.
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