Produção global de set-top boxes espera crescimento com modelos híbridos

0

O mercado global de set-top boxes caiu 10,2% no primeiro trimestre deste ano, para US$ 3,1 bilhões. Segundo a Infonetics Research, o resultado não é motivo para preocupação, atribuindo o declínio principalmente a tendências sazonais. A empresa também prevê um novo crescimento daqui para frente em STBs híbridos.
"Apesar de uma queda no trimestre (em relação ao trimestre anterior), todos os principais segmentos do setor apresentam resultados acima dos apresentados há um ano, tanto em receitas quanto em volume de negócios, indicando que o mercado de televisão por assinatura está se recuperando após dois anos de quedas significativas", diz Teresa Mastrangelo, diretora analista para vídeo da Infonetics Research.
No primeiro trimestre de 2011, as evidências continuaram a apontar que os operadores se encontram em fases iniciais de implementação de redes híbridas IP, que oferecem o melhor dos serviços OTT (over-the-top) e on-demand, combinado à transmissão linear. Portanto, o segmento de híbridos do mercado experimentará o maior crescimento ao longo dos próximos anos.
O segmento de STBs para cabo continua a se contrair com o mercado estagnado em toda a América do Norte, Europa, Oriente Médio e África e o desaquecimento da demanda por serviços avançados. Por isso, o segmento de STBs para cabo apresentou forte declínio de sua receita, caindo 12,9 pontos no trimestre.
Além disso, a demanda menor do que a esperada para os serviços de IPTV na região da Europa, Oriente Médio e África durante o primeiro trimestre de 2011 resultou em forte queda no envio de equipamentos para a região, causando uma queda de 11,7% na receita global de STBs para plataformas IP.
A demanda por serviços OTT permaneceu forte no primeiro trimestre, mas há desafios para esta categoria de mercado, diz Mastrangelo. No período, STBs híbridos representaram 8% da receita e 7% dos despachos. A pesquisa constatou que a Netgem é o fabricante que lidera no mercado de híbridos IP/Over The Air; a Motorola lidera em híbridos IP/QAM; e a ADB lidera em híbridos IP/DVB-S.
A Motorola e a Pace continuam a disputa pela liderança global do mercado de STBs, com a Motorola líder em receitas e a Pace líder em vendas unitárias. A Cisco é a líder em participação de mercado tanto em receitas quanto em volume de vendas no mercado de STBs IP. A Echostar lidera em receita mundial de STBs para satélite, "em uma disputa acirrada com a Technicolor", diz Mastrangelo.
(Michelle Clancy)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.