O crescimento anualizado de 17,1% se baseia no crescimento do mercado de WLAN corporativa de 20,4% em 2021 em comparação a 2020. O mercado segue impulsionado pelo padrão Wi-Fi mais recente, conhecido como Wi-Fi 6 ou 802.11ax. Os pontos de acesso Wi-Fi 6 representaram 70,3% da receita do segmento de Pontos de Acesso Dependentes (AP) e responderam por 59,3% dos embarques de unidades dentro do segmento. Os produtos Wi-Fi 5, também conhecidos como 802.11ac, compuseram o saldo restante das vendas de APs dependentes.
O segmento consumidor do mercado WLAN caiu 3,6% no 1T22, com as vendas de unidades do trimestre caindo 2,2% em base anualizada. A adoção do Wi-Fi 6 também continua no segmento consumidor do mercado WLAN: no 1T22, o Wi-Fi 6 representou 31,4% das receitas do mercado, acima dos 28,2% no quarto trimestre de 2021.
"No primeiro trimestre de 2022, as empresas de todo o mundo continuaram a investir na tecnologia WLAN como um componente-chave de sua rede e transformações digitais. Enquanto isso, o padrão Wi-Fi 6 continua sendo um fator significativo de crescimento no mercado de WLAN empresarial à medida que as empresas implementam a mais nova tecnologia Wi-Fi", disse Brandon Butler, gerente de pesquisa de infraestrutura de rede da IDC. "Depois de um ambiente macroeconômico difícil nos últimos dois anos devido à pandemia do COVID-19, o mercado de WLAN corporativo continua resiliente à medida que as organizações investem em conectividade sem fio".
De uma perspectiva geográfica, o mercado de WLAN corporativa cresceu na maioria das regiões do mundo. O crescimento foi particularmente forte na Ásia/Pacífico, onde o mercado na República Popular da China cresceu 55,6% ano a ano no 1T22. Na região Ásia/Pacífico mais ampla (excluindo Japão e China) (APeJC), o mercado cresceu 22,3% no primeiro trimestre; O mercado japonês caiu 4,8% no 1T22.
O mercado de WLAN corporativa nos Estados Unidos cresceu 8,8% ano a ano no 1T22. O mercado do Canadá caiu 2,5%, enquanto o mercado da América Latina cresceu 27,6% no trimestre. Na Europa Ocidental o mercado cresceu 20,6% no 1T22; na Europa Central e Oriental o mercado cresceu 2,1% no trimestre e no Oriente Médio e África, o mercado de WLAN corporativa cresceu 19,5% ano a ano. Em nível de país, a Alemanha foi o maior mercado da Europa Ocidental, representando 21,2% das receitas da região. Na Alemanha, o mercado cresceu 37,6% ano a ano no primeiro trimestre, impulsionando o crescimento para a região mais ampla da Europa Ocidental.
Destaques por empresa
A receita de WLAN corporativa da Cisco aumentou 9,4% no 1T22 para US$ 810,0 milhões, dando à empresa uma participação de mercado de 41,5%, em comparação com a participação de mercado de 39,0% no trimestre anterior, 4T21.
A receita da HPE-Aruba aumentou 30,7% ano a ano no 1T22, dando à empresa uma participação de mercado de 16,5%, acima dos 12,7% no 4T21.
A receita de WLAN corporativa da Ubiquiti caiu 8,4% no 1T22, dando à empresa 7,1% de participação de mercado no trimestre.
As receitas de WLAN corporativa da Huawei aumentaram 71,5% ano a ano no 1T22, dando à empresa 4,6% de participação de mercado.
A receita da H3C aumentou 58,8% no 1T22, dando à empresa um market share de 4,3%.