Licitação para levar telefonia e internet à zona rural será em 2010

0

Nos próximos dias, o Ministério das Comunicações deve publicar a portaria que traça a política para cobrir a zona rural com telefonia e internet de alta velocidade. O texto vai indicar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o que se espera para o atendimento.
Uma das recomendações será que a agência reserve a frequência de 450 MHz para cobrir essas áreas com serviços de voz e dados. A previsão é que a licitação seja realizada no primeiro semestre de 2010.
A meta do ministério é levar telefonia e internet em banda larga à zona rural, contemplando especialmente as escolas. Para que isso seja possível, o Ministério das Comunicações deve incluir obrigações para as operadoras que participarem da licitação. A ideia é que quem ganhar a freqüência de 450 MHz tenha que fazer a conexão das escolas rurais com internet de alta velocidade.
"Hoje, toda a telefonia fixa e móvel está adequada para o atendimento da área urbana. Essa licitação atenderá especialmente a zona rural, que terá, além da internet, acesso à telefonia", explica o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Em consonância com as diretrizes defendidas pelo ministério, a Anatel abriu consulta pública sobre o uso de radiofrequência na faixa de 450 MHz a 470 MHz. A consulta, publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho, leva em consideração a necessidade de incrementar a oferta de banda larga, especialmente sem fio, e de criar condições para viabilizar o atendimento de áreas rurais e remotas. As contribuições à consulta poderão ser enviadas pelo site da Anatel até 13 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.