O Facebook acaba de anunciar em seu blog oficial que nas próximas semanas uma versão melhorada de sua ferramenta de busca social (Graph Search) estará disponível "para todos aqueles que usam o Facebook em Inglês dos EUA". O comunicado não informa quando a ferramenta será lançada em outros idiomas.
"Este é apenas o começo. Estamos trabalhando para tornar mais fácil para as pessoas a procura e descoberta de temas, incluindo mensagens e comentários", diz o comunicado. A empresa também informa que está trabalhando em uma versão móvel, mas não menciona data de lançamento.
O Graph Search do Facebook foi lançado em janeiro último para um número limitado de usuários. As pesquisas do motor de busca social ocorrem no âmbito das conexões e conteúdos que configuram o "gráfico social", um ambiente digital que, em janeiro último, superava 1 bilhão de usuários, mais de 240 bilhões de fotos e registra mais de 1 trilhão de conexões, segundo o presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
A ferramenta faz buscas baseadas no que o usuário "Curtiu" e foca, além de pessoas, fotos, lugares e interesses. Os resultados podem trazer informações sobre usuários que não estão necessariamente conectados ao Facebook. A tecnologia também busca respostas para perguntas específicas.
A nota explica:
"Os resultados do Graph Search são personalizados e únicos para todos, com base no que foi compartilhado com eles. Por exemplo, se você procurar por 'Fotos de San Francisco', você verá fotos que seus amigos tiraram lá e compartilharam com você, assim como fotos públicas. Isto significa que se alguém faz a mesma pesquisa, eles vão ver resultados diferentes, porque eles têm amigos diferentes e fotos diferentes foram compartilhados com eles."