Após alguns anos enfrentando uma séria crise financeira devido a queda nas vendas de seus smartphones, a BlackBerry parece estar se preparando para um grande retorno ao mercado. Pelo menos é o que mostra o sucesso da fabricante na criação de valor aos seus acionistas, confirmado pelo bom desempenho da empresa na bolsa eletrônica Nasdaq durante este ano.
Segundo informações do blog de tecnologia TechCrunch, as ações da BlackBerry subiram 50% em apenas seis meses, superando todos os seus concorrentes, tais como a Apple, cujos papéis subiram 20% no ano, e o Google, com alta de apenas 5% na mesma comparação. As ações da empresa canadense iniciaram o ano cotadas em US$ 7,44 e fecharam o pregão da última segunda-feira, 7, valendo US$ 11,21, o que representa um aumento de 50% no ano.
Em maio, as ações da BlackBerry atingiram alta de quase 7% nas negociações, depois que o CEO John Chen afirmou que a probabilidade da fabricante canadense dar a volta por cima e se recuperar da forte crise que vem enfrentando nos últimos anos era de 80%. Outro momento de destaque da companhia no mercado de ações aconteceu no mês passado, quando anunciou uma parceria com a Amazon Appstore, o que fez com que seus papéis registrassem alta de quase 5%.
Apesar do bom desempenho da fabricante canadense no mercado de ações, o site de investimentos The Motley Fool ao analisar recentemente as finanças da empresa adverte que ela ainda tem de melhorar o seu crescimento na receita e em sua margem de lucro, o que coloca em questão seu futuro a longo prazo, já que sua participação no mercado móvel continua a cair.