Pouco mais de um ano depois do anúncio dos primeiros testes com módulos de comunicação da Telit, a TIM anuncia a expansão do contrato com a empresa, em um movimento para ampliar a oferta de soluções IoT ao mercado brasileiro.
Líderes em seus segmentos, TIM e Telit se unem para mostrar que a adoção de ferramentas de Internet das Coisas habilita as empresas a superar desafios, explorar novos modelos de negócio (como MaaS – Machine as a Service e manutenção remota) e obter resultados tangíveis, demonstrando que soluções IoT estão cada vez mais acessíveis, inclusive financeiramente. Agora, através da plataforma deviceWISE, é possível oferecer soluções completas unindo conectividade móvel, automação industrial, coleta e análise de dados, e acesso remoto, auxiliando empresas dos mais variados segmentos industriais a percorrer sua jornada de transformação digital.
A plataforma deviceWISE elaborada pela Telit é líder em IoT industrial (IIoT), que permite a coleta de dados em tempo real, o gerenciamento remoto de máquinas e equipamentos, e habilita a transformação e análise dos dados e sua integração a qualquer sistema de TI.
Essa plataforma, além de reduzir a complexidade da gestão de dispositivos IoT, possibilita que as empresas visualizem dados de máquinas, criem painéis personalizados e tenham acesso a informações de gerenciamento de saúde e integridade com apenas alguns cliques, o que promove a tomada de decisões de negócios mais intuitivas. Outros recursos em destaque da plataforma deviceWISE incluem acesso remoto e digital twins – representação virtual da máquina, em tempo real. A solução pode ser desenvolvida e implementada em semanas, o que auxilia na digitalização de processos industriais nas empresas e resulta em um retorno sobre o investimento no curto prazo.
No início de 2021, TIM e Telit fizeram os primeiros testes em laboratório para a instalação de módulos de comunicação de maior eficiência energética e baixo custo, registrando velocidades 5 vezes maiores de download e upload. Na ocasião, os módulos foram usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.
Líder em cobertura 4G no país e presente em mais de 4.800 municípios, a TIM é pioneira na oferta de soluções de Internet das Coisas (IoT) a clientes corporativos, contando inclusive com a maior rede de Internet das Coisas no país, em mais de 4.100 cidades. Além disso, disponibiliza a funcionalidade NB-IoT, que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas.