Os gastos com comunicações em todo o mundo no ano passado aumentaram 6,8%, para US$ 885,2 bilhões, o que representa uma expansão, com base em uma taxa de crescimento anual composta, de 5,9% de 2001 a 2006, superior até mesmo ao Produto Interno Bruto (GDP, na sigla em inglês) em ambos os períodos, de acordo com dados de relatório divulgado nesta quarta-feira (8/8) pela empresa de análise de mercado Veronis Suhler Stevenson (VSS).
O crescimento acelerado dos gastos com comunicações em 2006, ultrapassou o GDP nominal pela quarta vez em cinco anos, enquanto as despesas com mídia tiveram queda por dois anos consecutivos, segundo o estudo intitulado ?Communications Industry Forecast 2007-2011?, da VSS.
De acordo o estudo, a indústria de comunicações vai crescer 6,4% neste ano, o que deve resultar em uma taxa de crescimento anual composta de 6,7% no período de 2006 a 2011, sendo que nos Estados Unidos deve ser o terceiro setor de mais rápido crescimento.
A estimativa da VSS é que os gastos com comunicações alcançarão US$ 1 trilhão pela primeira vez em 2008, provenientes de investimentos em mídias alternativas e setores de propaganda institucional. Em 2011, a expectativa é que os gastos alcancem US$ 1,22 trilhão.
Segundo a empresa, o momento atual é um divisor de águas na história das comunicações, em que os anúncios publicitários na internet ? incluindo tanto os nos chamados websites puro-sangue quanto em extensões digitais dos meios tradicionais ? substituirão aqueles feitos em jornais em 2011.
De acordo com estudo, pela primeira vez desde 1997, os consumidores gastaram menos tempo com mídia em 2006, sendo que o número de horas despendido por a pessoa caiu 0,5%, para 3.530 horas, devido às mudanças de comportamento do consumidor e à eficiência das mídias digitais. A queda no uso de mídias foi decorrência da migração contínua dos consumidores a alternativas digitais para ler notícias, obter informações e entretenimento, que requerem menos investimento de tempo do que nos meios tradicionais.
A VSS projeta que o consumo de mídia deve se estabilizar neste ano e aumentar ligeiramente em 2011, principalmente de mídias fora da residência e videogames, os únicos segmentos nos quais as empresas do setor conseguirão crescer.