Só 2% dos assinantes optaram pelo plano alternativo até agora, diz Anatel

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Mais de 30% dos clientes da telefonia fixa já receberam a primeira conta de telefone tarifada em minutos, mas, até o momento, apenas 2% deles optaram pelo plano alternativo, indicado para quem faz ligações longas, de mais de três minutos, e para aqueles que usam a linha telefônica para se conectar à internet, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Anatel.

A implantação na nova modalidade de cobrança foi iniciada em março e concluída no mês passado. A Anatel diz que, nesse período, não houve uma variação no número de reclamações feitas pelos usuários na central de atendimento da agência. A cobrança por minutos foi implantada em 2.737 municípios, onde estão localizados 97% dos assinantes. Quem não fez a opção será incluído automaticamente no plano básico, ideal para quem faz chamada curtas.

Com o novo sistema, o cliente pode pedir gratuitamente o detalhamento da fatura, com a lista de todas as ligações, a duração e o custo de cada chamada. Segundo a Anatel, apenas 2% dos clientes solicitaram a conta detalhada, e menos de 1% dos assinantes pediu o comparativo de sua conta nos planos básico e alternativo.

De acordo com a Anatel, um quarto dos 35,3 milhões de telefones fixos das concessionárias já tinha aderido a outros planos oferecidos pelas empresas. A agência lembra que em 2.825 municípios onde o novo sistema não foi implantado os clientes não pagarão as ligações locais que excederem a franquia de 100 pulsos. Esses municípios representam 3% do total de clientes e estão nas áreas atendidas pela Brasil Telecom e pela Oi/Telemar.

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