Elaborado para informar a população e servir como referência para formuladores de políticas públicas, membros do Judiciário e representantes de empresas de Internet, o Guia "Internet, Democracia e Eleições" será lançado na próxima terça-feira, 14, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A publicação é resultado de debates promovidos pelo CGI.br com especialistas da comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, setor empresarial e setor governamental. Está dividida em cinco partes, com explicação sobre o funcionamento das redes sociais, assim como o modelo de negócios adotado por várias empresas de Internet; introdução sobre questões relativas às eleições, a propaganda eleitoral e aos fenômenos de desinformação on-line; princípios que devem ser observados pelos agentes empenhados no combate à desinformação; dicas para não ser vítima ou compartilhar notícias falsas, além da compilação de fontes de informação adicionais.
O coordenador do CGI.br, Maximiliano Martinhão, e o conselheiro e coordenador do Grupo de Trabalho Internet e Eleições do CGI.br, Sergio Amadeu, estarão presentes no lançamento do Guia.