NVIDIA e fabricantes globais de workstations lançam sistemas para IA generativa e desenvolvimento LLM

0

A NVIDIA e os fabricantes globais anunciam as novas workstations RTX projetadas para desenvolvimento e criação de conteúdo com foco em IA generativa e digitalização.

Os sistemas, incluindo os da BOXX, Dell Technologies, HP e Lenovo, são baseados em GPUs NVIDIA RTX 6000 Geração Ada e incorporam os softwares NVIDIA AI Enterprise e NVIDIA Omniverse Enterprise.

Separadamente, a NVIDIA também lança três novas GPUs de workstations Ada Generation – NVIDIA RTX 5000, RTX 4500 e RTX 4000 – para fornecer a mais recente tecnologia de IA, gráficos e renderização em tempo real para profissionais em todo o mundo.

"Poucas cargas de trabalho são tão desafiadoras quanto as aplicações generativas de IA e digitalização, que exigem uma abordagem completa da computação", diz Bob Pette, vice-presidente de visualização profissional da NVIDIA. "Os profissionais agora podem lidar com isso em um desktop com as mais recentes workstations RTX equipadas com NVIDIA, permitindo que eles construam vastos mundos digitalizados na nova era da IA generativa."

As novas workstations RTX oferecem até quatro GPUs NVIDIA RTX 6000 Ada, cada uma equipada com 48 GB de memória, e uma única workstation desktop pode fornecer até 5.828 TFLOPS de desempenho de IA e 192 GB de memória GPU. Dependendo das necessidades do usuário, os sistemas podem ser configurados com NVIDIA AI Enterprise ou Omniverse Enterprise para alimentar uma variedade de cargas de trabalho exigentes de IA generativa e com uso intensivo de gráficos.

NVIDIA AI Enterprise 4.0, anunciado separadamente, agora inclui NVIDIA NeMo, uma estrutura completa para criar e personalizar modelos básicos para IA generativa, bibliotecas NVIDIA RAPIDS™ para ciência de dados, bem como estruturas, modelos pré-treinados e ferramentas para criação de casos de uso comuns de IA empresarial, incluindo recomendações, assistentes virtuais e soluções de segurança cibernética.

Omniverse Enterprise é uma plataforma para digitalização industrial que permite que as equipes desenvolvam fluxos de trabalho 3D interoperáveis e aplicações OpenUSD. Como uma plataforma nativa do OpenUSD, o Omniverse permite que equipes distribuídas globalmente colaborem em conjuntos de dados de fidelidade de design completo de centenas de aplicações de 3D.

"O Yurts fornece uma solução de IA generativa de pilha completa, alinhada com vários fatores de forma, modelos de implantação e orçamentos de nossos clientes. Conseguimos isso aproveitando os grandes modelos de linguagem (LLMs) para várias tarefas de processamento de linguagem natural e incorporando o RTX 6000 Ada. De data centers privados a soluções do tamanho de workstations que cabem sob uma mesa, a Yurts continua comprometida em expandir nossa plataforma e oferecer junto com a NVIDIA", ressalta Jason Schnitzer, diretor de tecnologia da Yurts.

Os usuários de workstations também podem aproveitar o novo NVIDIA AI Workbench, disponível em breve no acesso antecipado, que fornece aos desenvolvedores um espaço de trabalho unificado e fácil de usar para criar, ajustar e executar modelos generativos de IA com apenas alguns cliques. Usuários de qualquer nível de habilidade podem criar, testar e personalizar rapidamente modelos de IA generativa pré-treinados em um PC ou workstation e, em seguida, dimensioná-los para praticamente qualquer data center, nuvem pública ou NVIDIA DGX Cloud.

"Uma workstation é uma ferramenta essencial para profissionais de diversas áreas, oferecendo poder de processamento e recursos que impulsionam a criatividade e produtividade. Combinada com inteligência artificial generativa, a IA transforma essa workstation em um parceiro criativo, capaz de gerar ideias, designs e soluções inovadoras", complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Tecnologia RTX de próxima geração

As novas GPUs de desktop NVIDIA RTX 5000, RTX 4500 e RTX 4000 apresentam as mais recentes tecnologias de arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, incluindo:

Núcleos NVIDIA CUDA: até 2x a taxa de transferência de ponto flutuante de precisão única em comparação com a geração anterior.

Núcleos RT de terceira geração: até 2x a taxa de transferência da geração anterior com a capacidade de executar o traçado de raio simultaneamente com recursos de sombreamento ou redução de ruído.

Tensor Cores de quarta geração: desempenho de treinamento de IA até 2x mais rápido do que a geração anterior com suporte expandido para o formato de dados FP8.

DLSS 3: novos níveis de realismo e interatividade para gráficos em tempo real com o poder da IA.

Maior memória GPU: a RTX 4000 oferece 20 GB de memória GDDR6; a RTX 4500 oferece 24 GB de memória GDDR6; e a RTX 5000 possui 32 GB de memória GDDR6 – todas com suporte para correção de código de erro para computação sem erros com grandes modelos 3D, imagens renderizadas, simulações e conjuntos de dados AI.

Recursos de realidade estendida: suporte para dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada de alta resolução para oferecer os gráficos de alto desempenho necessários para a criação de conteúdo incrível de AR, VR e realidade mista.

"A GPU NVIDIA RTX 5000 Ada demonstra as impressionantes melhorias de desempenho geracional da NVIDIA – aumentou significativamente nossa eficiência na criação de panoramas estéreo usando o Enscape", conta Dan Stine, diretor de tecnologia de design da empresa de arquitetura Lake|Flato. "Com o aumento de desempenho e o grande buffer de quadro das GPUs RTX 5000, nossos modelos grandes e complexos ficam ótimos em realidade virtual, o que oferece aos nossos clientes uma experiência mais confortável e contextual."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.