PMEs não se consideram vulneráveis a ataques virtuais, diz estudo

0

Um quarto das empresas de pequeno e médio porte vítimas de ataques virtuais (26%) levou pelo menos uma semana para recuperar-se. O tempo de recuperação no Canadá foi ainda maior: um terço (36%) levou uma semana ou mais para restaurar integralmente seus sistemas, de acordo com uma pesquisa encomendada à MSI pela fornecedora de software de segurança McAfee.

Após entrevistar 500 executivos de TI tomadores de decisões, em empresas entre mil a 2 mil funcionários, o relatório revela que um terço (32%) das pequenas e médias empresas (PMEs) nos Estados Unidos e no Canadá foi atacado mais de quatro vezes pelos criminosos virtuais nos últimos três anos.

O levantamento revela um mito importante: o de que muitas companhias consideram que seu porte não as tornam alvos de criminosos virtuais. A prova disso é que 44% delas acreditam que o crime virtual é um problema apenas para as organizações de maior porte e, por isso, não as afeta. Pior ainda: 52% das pequenas e médias empresas acham que, por não serem famosas, os criminosos virtuais não as atacarão, sendo que quase a metade (45%) não se considera um "alvo valioso" para os criminosos virtuais. Outro dado preocupante é que 46% dessas empresas não acham que podem ser uma fonte de lucro para os criminosos virtuais.

O estudo aponta ainda que quase a metade das pequenas e médias empresas (42%) dedica apenas uma hora por semana ao gerenciamento proativo da segurança de TI, apesar do fato de que quase uma em cada cinco (21%) reconheceu que um ataque pode tirá-las do mercado.

A MSI conclui que há uma falsa sensação de segurança entre as empresas desse porte, já que nada menos que 88% delas achavam que estavam "adequadamente protegidas", mas 43% admitiram que simplesmente aceitam as configurações predefinidas do seu equipamento de TI, as quais, muitas vezes, não atendem corretamente às suas necessidades específicas de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.