Assespro-RS incentiva certificação ISO 9001 e ISO 2000

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O Programa de Certificação ISO, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) recebe cadastros para sua próxima turma até 15 de setembro. Criado com o objetivo de proporcionar às empresas associadas da entidade consultoria na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 com critérios técnicos da ISO IEC 20000, e consultoria e assessoria em ajuste de critérios técnicos da ISO 20000, para empresas certificadas ou em processo de certificação, o programa tem custo reduzido. A ação integra o Programa de TI do Rio Grande do Sul e conta com apoio de todas as entidades integrantes.
Segundo Marcio Luis Miorelli, presidente da Assespro-RS, incentivar empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI) a aderir ao Certificado Nacional de Gestão da Qualidade ISO 9001 está entre os projetos mais importantes da instituição. "Os empresários devem preparar suas empresas para clientes mais exigentes, e que identificam na qualidade e nas certificações referências de compromisso e qualificação", afirma.
Em sua primeira edição, o Programa contou com a participação de 31 empresas, que passaram por todas as etapas para realização da Auditoria de Certificação em Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008. Como diferencial, sua segunda edição realizará a implantação do SGQ ISO 9001, com critérios técnicos da ISO IEC 20000, primeira norma editada pela ISO, definindo as melhores práticas de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação.
Resultados
Dentre os resultados esperados com a certificação estão: melhoria no gerenciamento do nível de serviço contratado; migração para a gestão de processos; redução da insatisfação dos parceiros; afinidades claras com o CMMI Service; ganho de imagem; redução de desperdiçadores de horas técnicas; e certificação internacional com reconhecimento dos clientes.
Foram apresentadas no evento características do projeto, tais como: preparação do Sistema de Gestão da Qualidade com treinamentos e visitas físicas para orientação e validação das etapas; disponibilização de treinamentos e templates via WEB; desenvolvimento da ISO 9001 com critérios da ISO 20000 (nível de entrega de serviço em TIC) ou de forma isolada; e certificação definida pela empresa participante.

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