Com o objetivo de analisar as informações provenientes das preferências de seus clientes e obter insights valiosos para o seu negócio, a Netflix, que oferece serviço de TV por Internet a mais de 50 milhões de assinantes em mais de 40 países, utiliza a plataforma MicroStrategy, para entender as preferências de seus clientes, desde os conteúdos prediletos até downloads mais realizados.
Utilizando a plataforma disponibilizada na Amazon Web Services é possível desenvolver algoritmos, métricas e insights analíticos, para construir e disponibilizar aplicações que a auxiliam a tomar as melhores decisões para o negócio. Por meio da análise desses dados, a Netflix tem condições de negociar com provedores de conteúdo e obter insights muito granulares sobre tudo o que acontece.
Por contar com uma grande quantidade de informações e ter uma grande preocupação em analisá-las, ela conta com equipes dedicadas em quatro diferentes grupos: marketing, operações de rede, grupo de conteúdo e supply chain. Segundo Paul Zolfaghari, presidente da MicroStrategy, "graças aos fortes mecanismos de análise, a Netflix leva para a camada da plataforma seus dados transacionais, de processamento de informações e operações de rede, que residem em um database na Amazon. A plataforma não recomenda os filmes diretamente, mas ajuda a Netflix a fazer as avaliações de preferência de seus clientes e a indicar novas opções".