A Inspiring, braço de telecom do Grupo Stefanini, é a nova parceira tecnológica da Triciclo, instituição pioneira na concepção de um programa completo de fidelização atrelado ao depósito de embalagens de refrigerantes e garrafas vazias em máquinas de venda reversa, batizadas de Retorna Machines.
A Retorna Machine foi lançada no dia 1º de setembro no Hotel EZ Aclimação. A previsão é que outras 18 sejam instaladas até o fim do ano de 2015 em locais de grande circulação, como terminais rodoviários, estações do metrô e shopping centers.
Tudo o que o usuário tem de fazer é criar uma conta na máquina, colocando login, e-mail e senha. Cada embalagem depositada é avaliada instantaneamente pelo equipamento, e o consumidor recebe os pontos equivalentes ao material, que poderão ser utilizados para descontos em conta de luz, crédito no bilhete único ou em programas de premiação de livrarias. A troca dos benefícios pode ser realizada também por um aplicativo de celular ou pelo site da Triciclo.
"A Triciclo encontrou na Inspiring o parceiro ideal para implementação do projeto, uma vez que o Grupo Stefanini conhece bem as necessidades do mercado e as principais tendências em campanhas de fidelização, rastreabilidade, microtransações e integração de sistemas", afirma o administrador Christian Cury, um dos fundadores da Triciclo.
De acordo com Wander Nogueira, da Stefanini Inspiring, a parceria é um exemplo de como preencher a lacuna que existe entre a área de TI e o Marketing, oferecendo uma solução que permita criar, implementar e validar campanhas de comunicação por meio das Retorna Machines e dos Programas de Fidelidade.
"Toda a tecnologia embarcada nas máquinas de venda reversa foi desenvolvida pela Stefanini. A interação direta com os usuários é um dos principais diferenciais da ferramenta que utilizamos em parceria com a Triciclo. É um projeto arrojado e inovador, que certamente irá gerar muitos benefícios sociais, educacionais e para o meio ambiente", ressalta Nogueira.