A Ignisys Tecnologia desenvolveu o Instashow, um hardware com sistema embarcado que se conecta a um projetor ou TV para exibir imagens publicadas nas redes sociais durante um evento. Ele também permite integração com totens, cabines e impressoras fotográficas, para que os participantes tenham as imagens em papel fotográfico profissional.
A ideia de desenvolver solução partiu do pedido de uma adolescente ao padrasto Adriano Nepomuceno, que é empresário de tecnologia e nerd, para a festa de 15 anos.
"Ficou claro que a impressão de fotos capturadas instantaneamente das redes sociais seria um grande diferencial, mas, da pesquisa, surgiu também um subproduto muito interessante: a projeção das fotos em telas do evento que poderiam ser manipuladas de diversas formas, inclusive podendo ser aprovadas antes de aparecer nas telas, uma solução para grandes eventos", explica Adriano.
A partir daí, o trabalho do empresário e seus sócios foi a pesquisa de mercado e a análise para o desenvolvimento do produto, desde a escolha do hardware e desenvolvimento do sistema. O protótipo do Instashow ficou pronto em fevereiro deste ano e a fase de testes trouxe diversas outras funcionalidades do previsto inicialmente.
Instashow
O produto vai além de rastrear as fotografias postadas online em uma fanpage ou a partir de uma hashstag, já que as imagens são armazenadas nos servidores da empresa e ficam disponíveis para a equipe de organização. Outra funcionalidade diz respeito à moderação: em tempo real, é possível escolher as imagens que serão ou não projetadas.
A tecnologia também permite integração com cabine fotográfica ou totem equipado com câmera e impressoras fotográficas, para que os participantes levem as imagens em papel fotográfico profissional e de alta qualidade – que pode ser customizado para imprimir também informações sobre o evento.
Tais possibilidades de integração com outros equipamentos disponíveis no mercado tornam o Instashow "ideal para criar 'lembrancinhas' personalizadas em eventos sociais, bem como uma excepcional ferramenta de branding em ações de marketing", explica Adriano Nepomuceno.
Mercado
O modelo de comercialização do Instashow também foi planejado para atender às tendências de mercado na área de TI e necessidades do setor: pagamento conforme o uso. Para tanto, foram desenvolvidos pacotes de acordo com as necessidades de cada evento. Assim, o cliente final investe conforme o número de convidados e funcionalidades desejadas. A expectativa inicial é que o produto esteja presente no mínimo em 80 eventos / mês até o fechamento do primeiro ano de atividades.