O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), ferramenta de gestão dos servidores ativos e inativos e pensionistas do governo federal, ganha versão de portal para internet.
O SiapeNet entrou no ar por iniciativa do Ministério do Planejamento e do Serpro, oferecendo uma série de novas funcionalidades que irão melhorar o atendimento dos 17 mil operadores do Siape, que abrangem os órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, governo do Distrito Federal etc.
A administração do SiapeNet está a cargo da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. O módulo de administração do portal foi desenvolvido com ferramentas de software livre e linguagem Java, no pólo de desenvolvimento do Serpro de Curitiba (PR).
O SiapeNet entra em operação com a estimativa de receber 7 mil acessos simultâneos, nos períodos de pico, e de fazer transferências mensais de dados de até 184 gigabytes, em média. O portal terá capacidade para produzir 1,35 milhões de contracheques em formato PDF e movimentar, entre uploads e downloads, aproximadamente 6,5 mil arquivos por mês.