O fundo de investimentos Relational Investments iniciou uma grande operação de compra de participação na fabricante de software de segurança Symantec. Segundo informaram fontes ao jornal americano New York Post na sexta-feira, 5, a negociação pode resultar na separação da fabricante do Norton em duas operações: uma de armazenamento de dados e uma de software de segurança.
De acordo com as fontes, o avanço da participação do Relational na Symantec começou em julho deste ano, quando o fundo comprou 0,72% dos papéis da companhia, ou 5,7 milhões de ações. Até o dia 15 de novembro, dizem as fontes, a companhia de investimentos pretende ser dona de até 5% da fabricante de software antivírus.
De um lado, o negócio pode acontecer porque o spin-off (separação) de uma divisão poderia trazer uma grande redução de impostos para a Symantec, segundo argumenta o New York Post. Em conferência para investidores, realizada na semana passada, o CEO da companhia, Enrique Salem, descartou a possibilidade e declarou que os negócios de armazenamento são centrais para a empresa.
Os boatos sobre uma possível separação das operações de armazenamento de dados já circulam no mercado há quase cinco anos, desde que o mercado financeiro começou a achar a compra da fornecedora de software de armazenamento Veritas pela Symantec um erro, diz o NY Post. A compra, concretizada em janeiro de 2005, custou US$ 10,5 bilhões à fabricante de software de segurança.
- Spin-off