O pré-lançamento do livro "Empreendedor sangue nos olhos" marca o fechamento da trilogia de publicações de Antonio Valério Netto sobre inovação em pequenas empresas de tecnologia, que começou há 10 anos atrás com o lançamento do primeiro livro "Gestão de pequenas e médias empresas de base tecnológica". Passou por outro lançado em 2008, chamado "Estratégias competitivas para pequenas empresas de tecnologia".
A recente edição tem como objetivo apresentar um conjunto de experiências práticas que pode ajudar a direcionar as pessoas que querem empreender ou mesmo aquelas que já empreendem, mas estão com dificuldades de fazer seus negócios decolarem.
Ao invés de apresentar tópicos teóricos e apenas discorrer sobre o assunto, a ideia foi descrever exemplos de atividades que com sucesso ou fracasso podem ajudar a distinguir os caminhos longos ou curtos para cada uma das questões abordadas nos capítulos desse livro. Seja desde a captação de dinheiro junto aos programas do governo, até alcançar o momento de vender o produto para o primeiro cliente, e posteriormente, vencer o desafio de escalar para atingir um mercado maior. Todos já fracassaram, mas poucos tiveram a coragem de descrever como fizeram para superar os erros e conquistaram uma maturidade para diferenciar o que foi errado, do que de certa forma, foi algum tipo de acerto. O livro busca contar estas histórias e gerar a discussão com o leitor do que cabe a realidade dele, seja referente ao produto, ou ao momento psicológico que este empreendedor esta passando.