De quem é a responsabilidade de proteção dos dados na nuvem? Na pesquisa "A Verdade sobre a Nuvem", encomendada pela Veritas e realizada pela Vanson Bourne, 69% das empresas entrevistadas disseram que a responsabilidade de proteção, privacidade e compliance dos dados deve ser dos provedores de serviço. O estudo revela que mais da metade (54%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem é responsável pela transferência segura dos dados entre a empresa e a nuvem e mais da metade (51%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem deve assumir o backup dos workloads na nuvem.
O estudo ouviu 1200 empresas globais e tomadores de decisão na área de TI, os clientes estão adotando a multi-nuvem como um componente essencial das suas estratégias de negócios e constatou que 56% das organizações prioriza a nuvem na implantação de novos aplicativos e no gerenciamento de workloads e somente 1% delas não pretende adotar a nuvem nos próximos dois anos.
Esses mesmos clientes utilizam diferentes provedores de serviços de nuvem, incluindo a nuvem pública e a nuvem privada. Em relação à Infraestrutura como Serviço (IaaS), mais de dois terços (67%) das empresas utilizam ou planejam utilizar um ou mais provedores de nuvem. Quarenta e dois porcento afirmaram que estão usando ou planejam usar três ou mais provedores de nuvem com o objetivo de melhorar a resiliência e a segurança dos dados e reduzir as despesas de capital (Capex) e operacionais (Opex).
A pesquisa abordou três áreas essenciais: os conceitos equivocados sobre o gerenciamento de dados na nuvem pública; o aumento na adoção da multi-nuvem e as futuras transferências para a nuvem. Mais de oito em cada dez (83%) empresas que usam ou planejam usar a IaaS acreditam que o provedor de serviços de nuvem é responsável pela proteção dos seus dados na nuvem; e mais de dois terços (69%) dos respondentes acreditam que a proteção e a privacidade dos dados e o cumprimento dos requisitos de compliance são responsabilidade dos provedores de serviços.
Multi-Nuvem
A pesquisa também apontou que as empresas já estão utlizando ou planejam utilizar plataformas de nuvem múltiplas, incluindo nuvens públicas e privadas. No entanto, muitas empresas continuam a enfrentar uma série de desafios para acessar a nuvem – tanto a pública quanto a privada. Os principais obstáculos enfrentados pelas empresas são:
- A complexidade do processo de migração para a nuvem (37%).
- As limitações dos sistemas de tecnologia legados (36%).
- A falta de profissionais especializados dentro das empresas (38%).
- A falta de uma estratégia clara (32%).
- Silos de dados (27%).
Em relação à IaaS, surpreendentemente 16% dos respondentes afirmaram que já utilizam ou planejam utilizar cinco ou mais provedores de nuvem. Segundo os entrevistados, a privacidade e a segurança dos dados e o cumprimento dos requisitos de compliance, assim como o desempenho dos workloads e o tempo de atividade são fatores determinantes na escolha do provedor de nuvem.
Futuras tendências na nuvem
Segundo a pesquisa, os gastos de TI com tecnologias de nuvem, incluindo provedores de nuvem pública, devem aumentar de 12% em 2017 para 18% nos próximos dois anos. Esta tendência deve aumentar, pois mais da metade (58%) das empresas que atualmente usam um provedor de nuvem planejam expandir o seu portfólio para múltiplas plataformas de nuvem. No cenário atual, 75% das empresas trabalham com um provedor de nuvem pública IaaS.