O que o ChatGPT fala sobre o futuro da tecnologia para o food service

0

Por curiosidade, dia desses recorri a uma das sensações do momento, o ChatGPT, a fim de conferir o que a inteligência artificial me responderia sobre "transformação digital no food service", no Brasil.

A resposta veio em cinco parágrafos, traçando um panorama sucinto, mas satisfatoriamente completo. Abordou a intensificação da digitalização, imposta pelo cenário de isolamento social da pandemia de covid-19, e que aprimorou principalmente as soluções oferecidas por bares, restaurantes e similares a seus clientes.

Citou a expansão das plataformas de entrega, dos aplicativos desenvolvidos pelos próprios estabelecimentos, e ainda inovações como cardápios digitais e formas de pagamento.

Não deixou de tratar também dos sistemas de gestão integrada, "que permitem que os restaurantes controlem e monitorem todos os aspectos do negócio, desde a gestão de estoque e pedidos até o gerenciamento de finanças e a análise de dados", nas palavras do ChatGPT.

Este ponto, a inteligência artificial classificou como uma "tendência".

Não usaria tal termo, mas é possível inferir que o ChatGPT quis dizer que se trata de algo ainda em processo. Agrego dizendo que se impõe como um passo seguinte, indispensável, a ser dado pelos empreendimentos de alimentação fora de casa.

Um estudo recente do Instituto Foodservice Brasil e da Cognitive Media Science com empresas do setor aponta que 65% delas ainda se limitam à aplicação de inovações mais convencionais, com "pouca capacidade digital".

Essas empresas ainda se encontram na classificação "iniciante" dada pelo estudo, no que tange à transformação digital. Outras 20% são definidas como "conservadoras", por restringirem inovações atreladas à segurança, e não à inovação propriamente dita. Só 13% são, de fato, "digitais". Os demais 2% estariam entre as que o levantamento chama de "fashionistas" – lançam mão de recursos digitais que pouco geram valor.

Enfim, o food service brasileiro precisa dar esse salto rumo a uma transformação digital plena. Uma digitalização não apenas na relação com os consumidores e clientes, mas, também, e principalmente, em processos internos.

Existem no mercado, plataformas que possibilitam controlar com precisão cada aspecto do backoffice, trazendo impactos positivos na gestão dos custos e de recursos do negócio. Saber quanto cada prato leva de insumos? O que precisa ser reposto no estoque, e para quanto tempo? Qual o melhor fornecedor? Qual é o ticket médio? Quais são os gargalos? Em que é necessário investir? O que é importante cortar? São dúvidas que um ERP ajuda a responder.

O bom sistema de gestão, que promove a transformação digital, automatiza processos, reduz erros, aumenta a produtividade, cria integrações entre as áreas da empresa e com parceiros externos e gera dados concretos que apoiam o funcionamento pleno do estabelecimento. O chef trabalha tranquilo, sabendo que não lhe faltará matéria-prima. O cliente não se frustrará ao pedir um prato e ouvir como resposta "estamos sem tal ingrediente". E o empresário consegue respirar e pensar no próximo passo em direção ao crescimento.

Estamos falando, pois, de transformação digital a serviço do público e para o bem da viabilidade do negócio. Com clientela satisfeita e com todos os custos controlados, o empresário do ramo tem receita e impulsiona sua lucratividade.

É o próximo passo. Não por modismo, nem por status. Mas por profissionalismo.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.