Na tentativa de recuperar o espaço no mercado de celulares, após perder a segunda posição para a Sony Ericsson, a Motorola baseará sua estratégia no desenvolvimento de plataformas móveis de código aberto como Java, Linux e Android. Com isso, a empresa espera rechear seus celulares com novos recursos para conquistar os clientes.
A Motorola está concentrando esforços na formação de parcerias para ampliar o portfólio de aplicativos para os seus aparelhos. Um dos passos nesse sentido é o evento MOTODEV, realizado pela primeira vez no Brasil nesta segunda-feira, 8. "Estamos investindo agressivamente na formação de parceiros e a nossa atuação com as plataformas de código aberto são uma grande oportunidade para os desenvolvedores e para nós. Por isso continuaremos com aportes pesados nas plataformas abertas", afirmou Christy Wyatt, vice-presidente de softwares, plataformas e ecossistemas da Motorola. Segundo a executiva, as plataformas abertas devem dominar o mercado de celulares nos próximos anos, principalmente nos smartphones.
A utilização das plataformas nos celulares foi definida pela Motorola de acordo com o apelo dos seus clientes e as características de cada uma delas. Assim, no segmento de high-end e smartphones para o consumo, o Android do Google será o sistema operacional utilizado nos aparelhos. Um dos principais motivos para a escolha dessa plataforma, segundo a executiva, é o fato do Android ser um sistema muito forte para aplicativos e serviços de web, uma das grandes demandas do mercado.
Para o segmento corporativo, a escolha da Motorola foi para o Windows Mobile em detrimento das plataformas abertas, devido à proximidade com os sistemas que os executivos já utilizam no seu dia-a-dia. "É uma questão de comodidade, não de tecnologia. O executivo está mais acostumado com o windows e é mais receptivo à essa plataforma", frisa Wyatt. Já para os celulares com poucas funcionalidades, voltados para o público em massa, as plataformas escolhidas foram as de java P2K.
- Estratégia para vencer