Com o propósito de diversificar sua gama de produtos a fim de expandir vendas, a Virid, companhia de e-mail marketing, adquiriu a concorrente marketing Zartana. O valor da transação não foi revelado, mas está incluído no orçamento para investimentos, no valor de R$ 3 milhões, que a Virid deve fazer neste ano. Deste montante, parte será destinada também para o aumento do data center e na expansão da atuação por meio da abertura de um novo escritório em São Paulo e outro em Florianópolis.
Segundo o presidente da Virid, Walter Sabini Júnior, a compra da Zartana foi feita muito em razão de a plataforma da empresa, a Virtual Target, não ser focada apenas no disparo de e-mail marketing, mas envolver também aplicações analíticas e integração com redes sociais, o que gera uma inteligência de negócio e relacionamento com o cliente.
"Isso faz com que nosso preço seja mais alto. Por isso adquirimos a Zartana, para atuar no nicho das empresas que buscam apenas serviços de envio de e-mail marketing a custos mais baixos, sem a necessidade de uma plataforma mais robusta de relacionamento", explica Sabini, frisando que o negócio também teve como estratégia a aquisição da carteira de clientes e os profissionais qualificados da empresa. A Zartana tem entre seus clientes empresas como a Wunderman, Renault, B2W, Totvs, Dell, Nokia, Ford, Troller, Boticário e outras.
Sabini revela que a meta da Virid para 2010 é seguir com a estratégia de consolidação, buscando ganhar participação de mercado e base de clientes por meio de aquisições de outras empresas. Para isso, ele planeja investir outros R$ 3 milhões em 2010. "Já estamos em negociações para comprar outra empresa e continuamos olhando para novas oportunidades. Queremos sair na frente no processo de consolidação do setor", afirma ele.
De acordo com Sabini, a Virid deve crescer 100% neste ano e faturar cerca de R$ 6 milhões. Para o ano que vem, a estimativa é obter o mesmo percentual de 100% expansão e faturar R$ 12 milhões.
- Aposta na consolidação