O comércio eletrônico no Brasil ainda é restrito aos jovens adultos da classe AB, de acrodo com estudo conduzido pelo Ibope Mídia. Segundo o instituto de pesquisas, 61% dos consumidores brasileiros que fazem compras on-line são na classe AB, enquanto 35% são da classe C e 4%, da classe DE.
A idade média dos consumidores que compram pela internet é de 33 anos, sendo que 48% dos e-consumidores, como o Ibope chama as pessoas que fazem compras on-line, têm entre 25 e 44 anos. Os consumidores que têm entre 15 e 19 anos representam 15% da população que faz compras na web, enquanto o grupo dos que têm entre 20 e 24 anos responde por 17% e o dos que têm entre 45 e 54 anos é 13%. Os adultos que têm entre 55 e 56 anos de idade são 6% de todos os consumidores eletrônicos do Brasil.
O estudo ainda aponta que os itens mais comprados pela internet pelos brasileiros são livros (30%), telefones e acessórios para celulares (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos pessoais de tecnologia (17%). Os consumidores residentes no Rio de Janeiro e em São Paulo representam 37% de todos as pessoas que fazem compras on-line no Brasil.
A pesquisa ouviu 2,5 mil internautas entre maio e junho deste ano, distribuídos entre Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia e algumas cidades do interior das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, cujos nomes não foram divulgados pelo Ibope.
- Consumo