Fujitsu integra rede OpenRAN da AT&T de US$ 14 bilhões em parceria com a Ericsson

0

 A operadora norte-americana de telecomunicações AT&T escolheu a Ericsson como base de sua rede OpenRAN, que cobrirá 70% de seu tráfego de telefonia móvel nos Estados Unidos até o final de 2026. Inicialmente a integração dos sites caberá a a Fujitsu até que a rede possa receber equipamentos de outros fornecedores de Open Ran. O acordo entre AT&T e Ericsson gira em torno de US$ 14 bilhões.

"Esperamos que este movimento robusto no mercado americano possa catalisar os processos de Open-RAN no Brasil e na América do Sul. A ideia da rede aberta é fomentar um ecossistema de fornecedores que permitam a liberdade de escolha dos clientes pela mais eficiente construção de uma solução de telecomunicações: flexível, que aumente a concorrência, diminua custos, além de democratizar a tecnologia", avalia Alex Takaoka, head of Customer Engagement da Fujitsu South America.

Alex Takaoka, head of Customer Engagement da Fujitsu South America

AT&T acelerará redes de acesso de rádio (RAN) abertas e interoperáveis nos Estados Unidos. O objetivo é liderar nos EUA a implantação de OpenRAN em escala comercial para promover os esforços da indústria de telecomunicações e impulsionar a inovação. A base será de plataforma aberta, com a presença de importantes players do mercado. Entre eles, a Fujitsu, que terá o papel de integrador, uma vez que o planejamento é ter os sites RAN abertos 100% integrados a partir de 2024, segundo Igal Elbaz, CTO da AT&T. Corning, Dell Technologies e Intel também farão parte do projeto, contribuindo para as metas da AT&T a partir de 2025.

"A AT&T está assumindo a liderança no fornecimento de plataforma aberta em nossa rede sem fio", disse em comunicado Chris Sambar, vice-presidente executivo da AT&T Network. "Com esta colaboração, abriremos redes de acesso rádio, impulsionaremos a inovação, estimularemos a concorrência e conectaremos mais americanos com 5G e fibra. Estamos satisfeitos que a Ericsson compartilhe nosso apoio ao Open RAN e às possibilidades que isso cria para a infraestrutura digital americana."

A arquitetura aberta da Ericsson, impulsionada pela parceira de integração e tecnologia da Fujitsu, fornecerá uma base e um trampolim para os desenvolvedores que impulsionam a inovação por meio de redes abertas e programáveis e trazem novos fornecedores para a indústria. Isto promoverá a modernização e a concorrência no mercado de equipamentos sem fio dos EUA.

"Redes diferenciadas e de alto desempenho serão a base para o próximo passo na digitalização. Estou entusiasmado com este futuro e feliz por ver o nosso parceiro de longo prazo, a AT&T, escolher a Ericsson para esta mudança estratégica da indústria – migrando para redes abertas, baseadas na nuvem e programáveis. Por meio desta mudança, e com interfaces e APIs abertas, a indústria verá novos modelos de negócios baseados no desempenho, criando novas formas para as operadoras monetizarem a rede. Estamos verdadeiramente orgulhosos da parceria com a AT&T na industrialização do Open RAN e de ajudar a acelerar a transformação digital nos EUA", disse Börje Ekholm, presidente e CEO da Ericsson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.