A CPM, empresa dedicada a consultoria, outsourcing, infra-estrutura tecnológica e computação sob demanda no Brasil, anunciou os resultados alcançados em 2005 e as estratégias para 2006. A empresa registrou um faturamento de R$ 636 milhões, o que representa 48% de crescimento em relação ao resultado obtido em 2004. O número de vendas foi ainda mais significativo ? R$ 721 milhões, 53% maior que o alcançado em 2004.
O avanço no número de vendas foi extremamente importante para a CPM, que conquistou grandes projetos no ano passado. ?Fechamentos de negócios de grande porte no Brasil e no exterior resultam em receita recorrente, o que dá longevidade à operação e garante o faturamento futuro?, informou Antonio Carlos Rego Gil, presidente da CPM.
Para sustentar todo esse crescimento, a empresa investiu fortemente em capacitação e treinamento, contratou cerca de 600 novos profissionais, reforçou o seu programa de certificação CMMI 3 (expectativa é obter o CMMI 5 até o fim de 2006), estabeleceu métricas e processos, além do reforço nas práticas de governança corporativa e códigos de ética.
De acordo com Gil, 2005 foi o ano dos avanços internacionais da empresa e, no Brasil, da consolidação da área de consultoria, com números mais do que positivos. ?Registramos crescimento de 300% em relação a 2004 e desenvolvimento de projetos estratégicos nos principais clientes. A CPM já é a terceira maior empresa de consultoria de TI no país ? a maior brasileira?, afirmou.
Por ser uma integradora independente e permitir um cenário completo de opções, a CPM consegue oferecer a seus clientes um serviço de alto nível, desde a consultoria especializada em tecnologia até a implementação ágil e segura. O investimento constante em gestão, em metodologias e na qualidade do atendimento tem sido a chave do sucesso e do forte crescimento da empresa no segmento.
Em 2005, a CPM expandiu ainda mais suas atividades no exterior, com foco em nearshore outsourcing. Consolidou sua atuação internacional com a comercialização de serviços e foi uma das companhias brasileiras que mais exportou software no período, acumulando US$ 18,4 milhões em novos contratos e um crescimento de 148% em relação a 2004.
De acordo com o presidente da CPM, serão mais US$ 50 milhões em novos contratos internacionais ainda em 2006. A empresa, que iniciou seu programa de internacionalização há cerca de três anos, possui matriz em Nova York e escritórios em Miami, San Diego e, em breve, abrirá sua primeira filial no México, na cidade de Monterrey.
O modo de atuação da empresa é baseado em vendas diretas, indiretas (via parceiros) e multinacionais, que já enxergam o Brasil como um centro de desenvolvimento global. Além de clientes norte-americanos, o espaço de destaque no mercado internacional proporciona à CPM contratos na Europa e América Latina.