Com a intenção de aumentar a competitividade no mercado de sistemas operacionais para celulares, a Microsoft decidiu reformular o Windows Mobile e pretende embarcá-lo em menos telefones celulares, segundo informações da edição on-line do New York Times.
Todd Peters, vice-presidente de marketing para a divisão Windows Mobile, não adiantou nemhum detalhe sobre a reformulação do Windows Mobile, mas revelou que será feito um grande anúncio sobre o projeto durante o Mobile World Congress, evento programado para o próximo mês, em Barcelona.
O executivo deixou claro que uma das estratégias da Microsoft para se tornar mais competitiva no mercado móvel será por meio da limitação do número de dispositivos que terão o sistema operacional Windows Mobile. Atualmente, existem cerca de 140 modelos de telefones celulares no mercado com o sistema operacional.
A razão pela qual a Microsoft está limitando o número de aparelhos com o sistema é porque, segundo Peters, a empresa não quer ter os seus esforços diluídos entre muitos dispositivos. "Eu prefiro ter menos dispositivos e estar mais concentrado", comentou o executivo. Ele diz que com isso "obtemos uma melhor integração" entre o telefone e o sistema operacional.
A decisão da Microsoft vai ao encontro da avaliação dos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos no que diz respeito à facilidade de uso dos seus aparelhos, bem como a amplitude de suas capacidades.
De todo modo, a Microsoft terá um árduo desafio pela frente, visto que, ao contrário de alguns concorrentes, ela não controla o hardware e o software, como a Apple, Palm e a Nokia, que projetam tanto o hardware quanto o software. Isso sem falar no acirramento da concorrência, com a chegada do sistema operacional do Google no mercado.
- Estratégia alterada