A Kodak e a WENN Digital, em uma parceria de licenciamento, anunciaram nesta terça-feira, 9, o lançamento da plataforma de gerenciamento de direitos de imagem KODAKOne e da moeda virtual KODAKCoin, uma iniciativa para capacitar fotógrafos e agências a ter maior controle no gerenciamento de direitos de imagem.
As ações da Eastman Kodak mais do que dobraram de valor, com alta de 119,3%, a US$ 6,80 dólares, na Bolsa de Valores de New York.
Utilizando a tecnologia blockchain, a plataforma KODAKOne criará um registro de contabilidade digital criptografado de direitos autorais para os fotógrafos registrarem trabalhos novos e de arquivo que podem então ser licenciados dentro da plataforma. Com a KODAKCoin, os fotógrafos participantes são convidados a participar de uma nova economia para a fotografia, receber o pagamento por licenciar seu trabalho imediatamente após a venda e, tanto para os fotógrafos profissionais e amadores, vender seu trabalho com confiança em uma plataforma segura.
A plataforma KODAKOne fornece um rastreamento contínuo da web para monitorar e proteger o IP das imagens registradas no sistema KODAKOne. Onde o uso sem licença de imagens é detectado, a plataforma pode gerenciar eficientemente o processo de pós-licenciamento para recompensar os fotógrafos.
"Para muitos na indústria de tecnologia, blockchain e criptomoedas são buzzwords, mas para os fotógrafos que há muito se esforçaram para afirmar o controle sobre seu trabalho e como é usado, essas palavras-chave são as fundamentais para resolver o que parecia ser um ´rpblema insolúvel", disse o CEO da Kodak, Jeff Clarke. "A Kodak sempre procurou democratizar a fotografia e tornar o licenciamento justo para os artistas. Essas tecnologias dão à comunidade de fotografia uma maneira inovadora e fácil de fazer exatamente isso".
"Participar de uma nova plataforma, é fundamental que os fotógrafos conheçam seu trabalho e seus ganhos sejam gerenciados de forma segura e com confiança, exatamente o que fizemos com a KODAKCoin", disse o CEO da WENN Digital, Jan Denecke. "Sujeito aos mais altos padrões de conformidade, a KODAKCoin trata de pagar os fotógrafos de forma justa e dar-lhes a oportunidade de entrar no piso térreo de uma nova economia adaptada a eles, com o gerenciamento seguro de direitos de propriedade incorporado".
A oferta inicial de moedas será aberta em 31 de janeiro e está aberta a investidores credenciados dos EUA, Reino Unido, Canadá e outros países selecionados.. Esta oferta inicial de moeda é emitida de acordo com as diretrizes da SEC como um token de segurança ao abrigo do Regulamento 506 (c) como uma oferta isenta.