Pesquisa encomendada pelo fornecedor global de tecnologia de serviços financeiros Fiserv e realizada pela Toluna Insights, revela que quase 20% dos brasileiros agora têm sua conta financeira principal em um banco digital, apenas online e sem agências físicas.
A pesquisa, feita com 600 brasileiros, constatou que enquanto 61% dos consumidores têm sua conta financeira primária em um grande banco nacional, 18% optam por um banco digital. Juntas, essas porcentagens superam os 11% que têm sua conta principal em um banco regional (físico, mas de menor porte do que os de alcance nacional).
O resultado mostra que os bancos virtuais são mais populares entre os consumidores entre 18 e 34 anos, uma vez que 21% dos respondentes dessa faixa etária possuem sua conta principal em um banco digital.
A popularidade dos bancos virtuais ressalta a mudança nas preferências do consumidor e uma afinidade crescente pelas interações financeiras digitais em geral. Independentemente de onde possuem sua conta principal, os entrevistados preferem predominantemente interagir com sua organização financeira principal via aplicativos de mobile banking (43%) e internet banking (25%), enquanto as interações tradicionais nas agências foram escolhidas por 16%.