CPFL Energia implementa ferramentas de gerenciamento e execução de testes de software

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A CPFL Energia contratou a Nimble Evolution para implementar as ferramentas de gerenciamento e execução de testes de software SpiraTest, nas áreas de Qualidade, e do SpiraTeam Project Management para a área de Projetos. Ambas as áreas atuam apoiando as equipes de desenvolvimento de sistemas e de negócios, e a contratação das soluções da Inflectra visa proporcionar o ferramental necessário para acelerar as entregas de sistemas e melhorar o envolvimento dos clientes internos na colaboração e obtenção dos resultados.

Com as mais recentes versões das ferramentas da Inflectra, que receberam um amplo conjunto de melhorias, houve um amadurecimento das áreas de Projetos e de Qualidade relacionado ao controle das atividades de testes e projetos. Outras áreas internas da companhia também foram motivadas a utilizarem as ferramentas em suas demandas de negócios e observaram melhorias nas entregas para atender às suas necessidades específicas.

Segundo Gabriela Pinheiro, a companhia também investiu na capacitação das equipes para ampliar o conhecimento das equipes sobre as ferramentas e quais benefícios seriam possíveis para cada área. "O SpiraTeste ajuda a identificar os gaps e a entender a real demanda relacionada ao desenvolvimento e sua finalidade, enquanto o SpiraTeam auxilia a identificar gaps que devem ser resolvidos ainda no tempo de projeto e antes de chegar ao desenvolvimento e testes, evitando que um sistema entre em operação com problemas, o que seria muito mais complicado corrigir depois".

Na área de Projetos, a tecnologia SpiraTeam também garante implementar uma metodologia que elimina o uso das planilhas eletrônicas – algo muito comum antes e que gerava milhares de fórmulas diferentes. "Agora, é fácil obter a documentação necessária do projeto e também das demandas que surgem de todas as áreas da CPFL Energia", segundo relata Salete Rosa, a líder da área.

A documentação em esquema de árvore contribui para melhor visualizar o projeto que segue para o desenvolvimento e fica mais visível para todas as áreas envolvidas.

Após o início de cada projeto tem a fase de Business Blueprint (BBP), que busca o detalhamento genuíno, realista e conclusivo de toda a compreensão do escopo, das especificações, dos objetivos de negócios e resultados esperados. "O SpiraTeam é de grande importância para o BBP tem sido um aprendizado muito grande trabalhar com ele, tanto para os projetos em cascata como em ágil. Os resultados têm sido altamente satisfatórios e visíveis e agora não fazemos mais controles paralelos, porque está tudo centralizado na ferramenta", afirma Salete Rosa.

Depois que os projetos são entregues para a produção, o SpiraTeam passa a ser utilizado por Qualidade para mapear os testes realizados e apurar se algum não foi realizado dentro do que foi estabelecido. "É possível também executar uma auditoria geral e ver quando cada teste foi feito e qual o responsável por ele, estabelecendo a evidência de sua realização. O SpiraTeam para Qualidade funciona como uma ferramenta de resguardo para a equipe", destaca Gabriela Pinheiro.

No caso de falha, explica ela, é possível atrelar ações para a sua correção e abrir um chamado para fazer a repetição para que ele passe com sucesso. Além disso, pode-se obter o histórico de como foi tratada esta falha visando que ela não aconteça novamente depois que o sistema for liberado para a operação.

Depois do teste, o SpiraTeam ajuda a medir o desempenho de um desenvolvimento e apontar se houve ganho de agilidade. Na grande maioria dos casos, a CPFL Energia apurou que uma aplicação que demorava semanas para ser criada, passou a levar metade do tempo para ser finalizada. "Este é outro benefício que as ferramentas da Inflectra oferecem em seu conjunto: a qualidade do tempo", enfatiza Gabriela Pinheiro.

Muito mais que a redução do tempo

As ferramentas SpiraTest e SpiraTeam proporcionam à CPFL Energia muito mais que a redução do tempo nas atividades relacionadas ao controle de qualidade e elaboração e execução de projetos. Se antes eram as planilhas e troca de e-mails para realizar a gestão de todo o trabalho, a companhia conta agora com um conjunto de recursos avançados direcionados à eficiência e agilidade. "Tudo está centralizado, as equipes produzem mais e as entregas são melhores", sentencia afirma Gabriela Pinheiro.

As reuniões diárias de todas as manhãs, as dailies -, mostram isso, destaca Salete Rosa. "O apontamento dos incidentes acontece em uma interface amigável, sem precisar exportar relatório para uma matriz eletrônica cheia de fórmulas. Isso está sendo fundamental para o nosso trabalho", afirma ela. "Antes, era muito difícil ter uma visão de cada frente segregada de atuação nos projetos e desenvolvimento, e agora ficou fácil ter esta visão geral de tudo o que acontece em nossas áreas".

Aprendizado e aculturamento

A utilização das ferramentas SpiraTest na área de Qualidade, segundo Gabriela Pinheiro, foi entender que é possível obter mais controle e rastreabilidade nos testes, além de entender que é necessário investir no aculturamento das equipes para o uso da solução para suas atividades cotidianas e que elas podem se beneficiar do seu poder de controle e gestão dos testes.

Para Projetos, Salete Rosa destaca que foi possível perceber que a ferramenta permite a gestão sem a necessidade de gerar status paralelos e ter a documentação toda pronta. "É algo que fica disponível também para outros projetos e que podem ser recuperados os casos de testes anteriores, facilmente, criando uma robusta base de conhecimento, para uso a qualquer momento".

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