A Incubadora Celta, vinculada a Fundação CERTI, registrou um crescimento médio de 30% no faturamento individual das empresas que integram seu quadro e oito novas empresas incubadas, totalizando aproximadamente 730 colaboradores atuando nas 43 startups que compõem o Celta.
Entre as iniciativas, o destaque foi o Arena Celta – programa de pré-incubação direcionado a startups realizado com patrocínio do SEBRAE e que em todas suas edições já tornou 127 empresas aptas a serem incubadas. "Neste ano o Arena Celta foi um sucesso, 26 empresas chegaram à etapa final, todas elas empresas referência em inovação em seu campo de atuação", ressalta Chierighini.
Entre as empresas incubadas que se graduaram em 2023 o destaque ficou por conta da NanoScooping – fornecedora de nanotecnologia para diferentes segmentos. Integrando o programa nos últimos seis anos, hoje ela já possui sua sede própria em Florianópolis, na Techno Towers – um dos maiores empreendimentos comerciais de Santa Catarina.
Além da graduação, a NanoScopping recebeu neste ano uma série de premiações pelo desenvolvimento do seu trabalho no Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pelo CNI – Conselho Nacional da Indústria. Ela foi destaque em quatro categorias e Letícia Mazzarino ainda ganhou uma premiação individual na categoria pesquisador inovador.
"A incubadora foi muito importante desde o nosso início, onde como quase todas startups tínhamos dificuldades estruturais. Ela nos ajudou muito, até mesmo com seu network e visibilidade. Este apoio somado ao nosso esforço se traduziu neste reconhecimento do setor", destaca Mazzarino.
O prestígio do trabalho do Celta junto às empresas graduadas também já vem sendo refletido nas novas incubadas que projetam um futuro promissor para as próximas etapas de seu desenvolvimento. A mais recente delas, a MVP e-solutions – uma autotech dedicada a impulsionar a eletrificação dos veículos – que no início de novembro ingressou no quadro de empresas, tem grande expectativa para o ano de 2024.