Com o objetivo de ampliar a rede de parcerias para atender às micro e pequenas empresas em suas necessidades de acesso à tecnologia e aumento da capacidade de inovação, o Sebrae-SP acaba de lançar seu edital de credenciamento permanente de entidades dedicadas ao ensino, pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica.
O edital unifica as consultorias tecnológicas dos programas Sebraetec Projetos, Sebraetec Soluções, Prumo e Progex em uma única linha com sete modalidades de atuação: diagnóstico tecnológico, oficinas Sebraetec, suporte tecnológico, apoio tecnológico à exportação, atendimento tecnológico "in loco", aperfeiçoamento e inovação tecnológica.
Segundo a instituição, além de trazer maior transparência, simplicidade e agilidade ao credenciamento, o edital abre a possibilidade de atração de novos parceiros para a área, pois permite que qualquer instituição que estatutariamente se dedique a ensino, pesquisa ou extensão tecnológica possa se credenciar.
A contratação dos serviços se dá após a identificação da demanda dos clientes do Sebrae-SP em contato com o escritório regional da entidade. Para se credenciar, os interessados deverão entrar no portal do Sebrae-SP (www.sebraesp.com.br) e baixar o edital, onde se encontram todos os passos do processo.
"Esse edital inova no atendimento tecnológico das pequenas empresas, unindo o conhecimento das instituições parceiras as demandas e necessidades dos clientes do Sebrae-SP. Acreditamos que pela sua simplicidade de inscrição e agilidade de operacionalização o edital trará benefícios na disseminação de conceitos e ferramentas de inovação e tecnologia no dia-a-dia das empresas", diz Marcelo Dini Oliveira, gerente de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae-SP.
Atualmente, o Sebrae-SP mantém parceria com 15 instituições, entre elas universidades públicas do Estado de São Paulo, como a USP, Unicamp e Unesp, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação Parqtec, Senai e Senac. "Para este ano a expectativa é que além desses 15, tenhamos pelo menos mais um parceiro tecnológico em cada um dos 32 escritórios regionais do Sebrae-SP", completa Oliveira.
Em 2005, nessas quatro linhas de consultoria, foram realizados 47 mil atendimentos. Segundo Oliveira, a expectativa do Sebrae-SP é aumentar as parcerias principalmente com as instituições privadas, que pelas regras anteriores, não podiam participar das ações. "Essas instituições como estão inseridas na localidade podem atender e resolver mais facilmente as questões demandadas", finaliza.