Com apoio da AVEVA, Danone vai expandir uso de sistema de execução de manufatura

0

Com apoio da AVEVA, a Danone vai expandir uso do sistema de execução de manufatura multisite (da sigla em inglês MES) para sua rede global de 25 locais especializados em nutrição. Ao apoiar a padronização dos sistemas em fábricas distribuídas, para uma visibilidade consistente e conformidade de qualidade, os sistemas MES empresariais reescrevem as regras de produção, segundo Keith Chambers, vice-presidente de Manufatura.

Na indústria de manufatura, como em muitas outras indústrias, a disrupção é o novo status quo. A consequências das mudanças climáticas estão afetando colheitas e os ciclos de produção. As tensões geopolíticas fizeram com que as matérias-primas se tornassem subitamente indisponíveis ou caras. Ao mesmo tempo, consumidores exigem novas formulações de produtos e mais transparência nos compromissos de segurança e de sustentabilidade.

Qualquer desses fatores é capaz de impactar a cadeia de abastecimento e a rede de produção cuidadosamente calibradas de uma empresa, afetando potencialmente não só as receitas, mas a rentabilidade, o market share e reputação de uma marca.

Em um mundo de produção distribuída, com fábricas espalhadas por múltiplas regiões e localidades, pode ser ainda mais difícil garantir uma entrega completa no prazo e assegurar que a qualidade permaneça elevada.

Desafios complexos, inovação disruptiva

Felizmente, existem muitas outras maneiras de abordar este desafio e a disrupção também oferece a oportunidade de inovação, de redução de custos e de expansão de mercado.

As tecnologias digitais já provaram o seu valor no combate a estas mudanças. Os Sistemas de Execução de Manufatura têm sido essenciais para ajudar a tornar a produção mais eficaz e flexível, garantindo, ao mesmo tempo, a qualidade e a conformidade do produto. Documentar o ciclo de vida da produção proporciona visibilidade e insights baseados em dados que levam a melhorias de produtividade, de flexibilidade e de transparência que os fabricantes precisam no mercado atual.

O desafio de acompanhar o ritmo da mudança reside nas redes distribuídas de produção multisites, com a sua mistura legada de práticas e sistemas operacionais.

Felizmente, os sistemas MES de última geração trazem uma série de atualizações alinhadas com os objetivos da Indústria 4.0. Agora, as iterações mais recentes suportam a padronização MES multisite e aproveitam a nuvem para soluções MES empresarial, com arquiteturas corporativas de ponta e para gerenciamento de dados multisite, com visualização e análises avançadas.

Fundamentalmente, essa abordagem de MES empresarial oferece a capacidade de padronizar as melhores práticas, KPIs e relatórios em fábricas industriais onde quer que estejam, contribuindo para que as empresas reduzam o tempo de obtenção de valor, promovam qualidade, segurança, produtividade e sustentabilidade em escala, e obtenham os benefícios da Indústria 4.0 e dos conceitos de fabricação inteligente com mais rapidez.

Padrões globais, produção local

Os sistemas MES empresariais levam em consideração as diferenças de cada planta individualmente. Eles criam um modelo agnóstico da configuração física e dos recursos nas fábricas locais para abstrair os fluxos de execução operacional e geram relatórios da variação física local e dos sistemas subjacentes. O benefício dessa estratégia? Os padrões corporativos de conformidade, os relatórios de produção e as práticas de melhoria contínua podem ser projetados, aplicados e mantidos de forma consistente em toda a empresa.

Com essa abordagem orientada por modelos, as tarefas de fabricação e os procedimentos de coleta de dados podem ser padronizados em modelos comuns para consistência na execução e no gerenciamento de dados operacionais em diferentes unidades produtivas.

Com um MES multisite, os fabricantes se beneficiam de operações "glocais" – operando de acordo com padrões globais mas com execução local.

Da mesma forma, conectar todas as fábricas à uma mesma fonte digital confiável dá às empresas uma visibilidade corporativa das operações das fábricas locais em tempo real.
Entre os benefícios tangíveis dessa abordagem estão a capacidade de reduzir desperdícios e perdas de recursos, cortar custos e impor procedimentos de controle de qualidade e conformidade com a segurança para o consumidor de forma consistente em todas as fábricas, em uma rede distribuída.

A experiência da Danone

A Danone, fabricante global líder de alimentos e bebidas, pretende promover um consumo mais saudável e sustentável por meio da iniciativa One Planet. One Health.

Alcançar esses objetivos e ao mesmo tempo salvaguardar a qualidade do produto e a segurança do consumidor no mais alto nível exige que um produto específico seja produzido usando a mesma receita e capturando um registro eletrônico completo, independentemente de onde ele for fabricado e do legado local da planta, da cadeia de fornecimento e dos desafios operacionais. Mas, sem um padrão de sistema de execução, a consistência dos processos era difícil de alcançar, uma situação complicada pelo uso de processos e relatórios baseados em papel.

Para promover conformidade, a Danone projetou uma abordagem modular para uma solução MES com 15 funções padrão, incluindo uma interface padrão para o sistema SAP ERP. Os módulos de rastreabilidade fornecem a espinha dorsal do sistema, com módulos opcionais para suportar drivers principais adicionais, como qualidade, desempenho e produtividade.

A solução, chamada DANMES, foi implantada como um piloto em quatro locais na Indonésia, a fim de às equipes da Danone visibilidade completa, em tempo real, dos volumes de produção e dos problemas atuais em todas as fábricas da rede, aumentando a eficiência e melhorando a colaboração entre as plantas. Como as linhas de produção são mais automatizadas e sincronizadas, as entregas são automáticas e pontuais. O trabalho manual foi eliminado, e os desperdícios e erros, reduzidos consideravelmente. Além disso, a produtividade e a rentabilidade aumentaram, contribuindo para as metas de sustentabilidade da empresa.

Talvez o mais importante no curto prazo seja o fato de a qualidade do produto ter sido padronizada em toda a rede. Com produtos totalmente rastreáveis, os clientes podem confiar que os produtos da Danone são seguros e saudáveis.

No longo prazo, a DANMES fornece uma base para a compreensão e redução do impacto de sustentabilidade das operações de produção da Danone, além de ajudar a conectar os processos da cadeia de valor com o ecossistema de operações da cadeia de abastecimento e os processos de negócios.

Um sistema, muitas vantagens

Após o piloto bem-sucedido nas suas fábricas na Indonésia, a Danone está, agora, expandindo o DANMES para a sua rede global de 25 locais especializados em nutrição.

Em todo o setor industrial, aproximadamente 67% dos CEO de algumas das maiores empresas globais de produtos industriais estão em busca de investimentos digitais e tecnológicos para mitigar riscos e criar oportunidades, segundo uma pesquisa da EY.

Seja em alimentos e bebidas ou em outras áreas de manufatura, investir na padronização MES multisite ou em MES empresarial pode transformar as operações de produção. Eles trazem benefícios como processos simplificados, qualidade e conformidade consistentes, visibilidade e interoperabilidade, e a capacidade de padronizar as melhores práticas de produtividade e sustentabilidade em todos os negócios, permitindo que os fabricantes permaneçam ágeis e competitivos em um setor em rápida evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.