A Alcatel anunciou que atingiu, no fim de 2005, a marca de mais de 80 milhões de linhas digitais de assinantes (DSL) instaladas em todo o mundo. O resultado, segundo a fabricante francesa, foi alimentado por um aumento de 10% nas entregas de DSL no ano passado. Hoje, mais de 180 provedores de serviços em mais de 75 países utilizam as soluções de DSL da empresa.
A fabricante atribui o aumento da participação no mercado de acesso em banda larga, que contribuiu para que suas vendas atingissem ? 13,1 bilhões no ano passado, à sua família de produtos ISAM (Intelligent Services Access Manager), uma plataforma IP nativa 100% triple play, que atende várias tecnologias de acesso (xDSL, FTTN, FTTU GPON) e de topologias de rede (tanto centrais quanto áreas remotas ou rurais). Segundo a empresa, em apenas um ano, a família ISAM foi adotada por mais de 70 provedores de serviços em todo o mundo para transformar sua rede de acesso em IP.
?Os resultados são ainda mais notáveis dada a dinâmica do cenário competitivo. O sucesso de mercado da companhia é uma forte validação do seu portfólio de acesso em banda larga IP e sua arquitetura de serviços triple play para atender aos requisitos diferenciados de implementação das operadoras?, disse Erik M. Keith, analista sênior de infra-estrutura de banda larga da consultoria Current Analysis.
A Alcatel informa que, atualmente, provedores de serviço europeus como a France Telecom, Swisscom, Telecom Italia, Wind (Itália), Telenor (Escandinávia), Fiberdata (Suécia), Video Networks Limited (Reino Unido), Romtelecom (Romênia), Northwest Telecom (Rússia) e UTG (Georgia) estão implementando soluções ISAM em suas redes, sejam em mercados já maduros ou emergentes.