O faturamento de serviços de rede privativa virtual (IP VPN) deverá atingir US$ 7,8 bilhões até 2009 nos Estados Unidos, ultrapassando a receita de serviços de frame relay no mercado de serviços de dados daquele país.
A projeção é da empresa de pesquisa In-Stat, que atua no mercado de comunicações norte-americano. Comprovando as tendências de crescimento, o número de clientes que usam dois ou mais serviços convergentes IP na rede global de fibra óptica da Global Crossing mais que triplicou em 2005, segundo informou a empresa, estabelecida em New Jersey, EUA.
Seu tráfego de rede privativa virtual IP cresceu 300% no ano passado. A empresa registrou mensalmente mais de 100 milhões de minutos trafegados, o que representa aumento superior a 350% em relação ao ano anterior.
A Global Crossing transporta, atualmente, mais de 2 bilhões de minutos de voz/mês em sua plataforma global privada de VoIP, representando mais de 70% de todo o tráfego de voz. Para o CEO da companhia, John Legere, tudo isso prova que os clientes corporativos estão com sua demanda de serviços convergentes IP atendida.