A Química Geral do Nordeste (QGN), fabricante de produtos químicos e uma das líderes mundiais na produção de bicarbonato de sódio, consolidou a implementação do software Nokia Business Center, que possibilita aplicações de negócios colaborativas por meio de telefones móveis, como acesso a e-mails em tempo real, e que já vem sendo utilizada desde maio do ano passado para comunicação dos diretores e gerentes de vendas durante suas viagens de negócios.
A solução foi fornecida pela Westcon Brasil, distribuidora especializado em produtos e soluções de segurança e comunicação, em parceria com a Contacta, integradora especializada em projetos e serviços de segurança da informação.
De acordo com a distribuidora, a solução reúne várias funções em um aparelho, promovendo uma convergência de voz e dados e combinando hardware e software para controlar o acesso ao correio corporativo a partir de smartphones. O fluxo de informações por e-mail, segundo a Westcon, é seguro com o uso dos smartphones de tecnologia GSM, e é rápido com conexão EGPRS (EDGE).
Antes da implementação dos smartphones com o Nokia Business Center, os profissionais acessavam seus e-mails de notebooks. Porém, o uso de notebooks mostrou-se não ser tão prático. ?Mesmo existindo a tecnologia Wi-Fi, ainda não há pontos de acesso suficientes. Tínhamos que recorrer a uma conexão física, discada ou banda larga, para acessar a Internet?, afirma Jorge Doctorovich, diretor administrativo financeiro da QGN.
Segundo ele, os diretores e gerentes de vendas agora têm acesso a e-mails e arquivos em anexo, além de receberem e efetuarem chamadas de voz como em qualquer celular. ?A solução da Nokia nos dá a possibilidade de carregarmos no bolso um aparelho que permite o acesso à web e aos e-mails. É mais prática que um notebook e funciona perfeitamente no Brasil ou no exterior?, afirma Doctorovich.
Outra característica interessante, apontada pelo executivo, é a facilidade e rapidez de implementação ? basta instalar o software no servidor escolhido. ?Já estávamos utilizando a solução dois ou três dias após a chegada do servidor e dos aparelhos?, relata.
?O que parecia nosso maior desafio, que seria mudar a forma de trabalhar das pessoas, foi uma das tarefas mais simples. Com o apoio da equipe técnica da QGN e com o aval da diretoria, conseguimos rapidamente implantar e mostrar os benefícios da solução, que hoje oferece aos executivos total mobilidade e acesso a informações anywhere-anytime elevando a produtividade?, diz Rodrigo Otávio L. de Almeida, gerente executivo da Contacta.
Atualmente, a QGN utiliza sete aparelhos Nokia 9300. Almeida explica que os aparelhos possuem teclado estendido, o que facilita a digitação e permite a edição e criação de arquivos do pacote Microsoft Office (Microsoft Office 97, 2000, XP e 2003). O usuário também pode visualizar arquivos em Adobe PDF, armazenar documentos e contatos telefônicos e participar de teleconferências com até seis participantes.