As vantagens reais na tradução de aplicativos

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O mercado mundial de aplicativos para gestão empresarial vem prosperando cada vez mais, sobretudo quando se referem aos ERP (Enterprise Resource Planning) que crescem cerca de 20% ao ano e prometem movimentar mais de 25 bilhões de dólares em 2011, segundo estimativa do ARC Advisory Group. E quando se unem aos ERPs outros aplicativos de gerenciamento (business intelligence) esta cifra vai a 43 bilhões de dólares no mesmo ano!

Há uma justificativa para essas somas substanciais em plena desaceleração econômica: atualmente, os maiores consumidores mundiais desses aplicativos são as pequenas e médias empresas (PMEs) – estima-se que, em todo mundo, existam mais de 64 milhões PMEs – e as projeções indicam que só as PMEs do mercado asiático deverão investir 153 bilhões de dólares em TI neste ano. É um mercado realmente promissor.

Para participar de uma fatia desse mercado de maneira realmente competitiva, os desenvolvedores precisam prever a utilização de seus softwares nos mais diferentes países do mundo e existe uma tecnologia para fazer isso: a Localização. Movimentando aproximadamente 12 bilhões de dólares por ano, esse modelo de negócios é pouco utilizado no Brasil, embora muito conhecido lá fora.

Localizar é justamente adaptar os conteúdos de texto de um software para ser utilizado em qualquer lugar do mundo como se tivesse sido desenvolvido na própria região onde será inserido. Não é um trabalho simples e, por isso, não deve ser deixado para a última hora. A linguagem de programação do software, deve prever as complexidades que envolvem a utilização de alguns idiomas como por exemplo o mandarim, que utiliza sistema double bytes e exige o dobro da memória. Se isso não for observado, serão inevitáveis os bugs, incompatibilidades e até problemas sérios na visualização de textos e gráficos do software.

Outro ponto é a expansão ou retração que ocorre quando um texto é vertido de um idioma a outro. Em uma tradução do inglês para o português o conteúdo expande cerca de 30%; do alemão para o inglês contrai de 5% a 40%, e assim ocorre com outros idiomas.

Na Localização, a própria apresentação visual do aplicativo é cuidadosamente observada, pois o software deve considerar a cultura e as preferências locais; usos e costumes, contexto tecnológico, variações da língua e expressões idiomáticas para ser bem sucedido em outro país. Portanto, como se pode ver, localizar é bem mais que traduzir os conteúdos de texto para outro idioma. O aplicativo deve ser flexível o bastante para ser alterado ou modificado de acordo com a cultura em que será inserido para não perder sua funcionalidade.

Assim, o outsourcing de Localização é a melhor maneira de agregar valores ao aplicativo, garantindo a qualidade, funcionalidade e melhor aceitação no mercado em nível internacional. Recente pesquisa da Consultoria Common Sense Advisory, realizada com empresários de diversos países do mundo, mostrou que nove entre dez empresas preferem comprar softwares localizados, e que um entre seis compradores nunca irá considerar a compra de um software não localizado. Portanto localizar o aplicativo já garante vantagem na sua comercialização.

Uma empresa especializada em Localização conhece e analisa o mercado ao qual o aplicativo se destina, faz a combinação de idioma, cultura e tecnologia para dar suporte ao desenvolvimento de um produto e à futura localização que fará com que seja aceito em qualquer país, quebrando as barreiras culturais, linguísticas e tecnológicas.

Com o atual cenário econômico global, o foco deve permanecer nas tendências e oportunidades do mercado, como o bom momento para investir nos ERPs, objetivando as PMEs em âmbito mundial. Também é fundamental saber enxergar as inovações que maximizam as chances de sucesso do negócio, como é o caso da Localização; vantagens reais existem!

*Joselito Monteiro é CIO da All Tasks, empresa pioneira em Localização de sites e softwares no Brasil

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