Google mantém folgada liderança como site de buscas favorito dos internautas

0

O Google ainda é o site de buscas na internet favorito dos internautas. Pesquisa realizada pela Pew Internet & American Life Project revela que 83% dos usuários consultados disseram utilizar o site de buscas para realizar pesquisas na web. Em 2004, a última vez que a empresa havia feito esse levantamento, o Google era o preferido de 47% internautas. A surpresa, no entanto, foi a queda drástica do Yahoo, que ficou com 6% contra 26% em 2004.

O domínio absoluto do Google entre os mecanismos de buscas tem rendido também bons frutos financeiros ao site. No ano passado, a receita com publicidade online do Google totalizou US$ 36,5 bilhões, contra US$ 3 bilhões em 2004. Até mesmo em razão disso é que a Pew vê riscos para o site com a entrada em vigor da nova política de privacidade, que efetuou mudanças na coleta e no uso de informações privadas dos usuários na busca por vender mais propaganda.

Cerca de três quartos os entrevistados disseram que não querer que suas buscas sejam monitoradas e suas informações pessoais sejam coletadas com o propósito de direcionar a exibição de anúncios. Além disso, mais de dois terços dos internautas declararam que não quererm ser alvos de anúncios personalizados, porque não desejam que suas atividades na web sejam analisadas.

O Google, assim como seus concorrentes, alegam que oferecem uma variedade ferramentas para proteger a privacidade do usuário, incluindo maneiras de apagar o histórico de buscas. Mas apenas 38% das pessoas sabem sobre essas opções de proteção, aponta a Pew. A consultoria alerta para o estrago que a violação da privacidade pode causar às empresas, até porque a maioria dos usuários parece confortável ao utilizar o site de buscas, já que 59% dos internautas disseram usá-los ao menos uma vez ao dia, contra apenas 29% em 2004.

Paara a pesquisa, foram entrevistados 2.253 usuários de internet adultos. O levantamento foi feito antes de 1º de março, data da entrada em vigor da nova política de privacidade do Google. A pesquisa durou de 20 de janeiro a 19 de fevereiro. O anúncio de que haveria mudanças na política foi feito pela empresa em 24 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.