A importância do relacionamento com os clientes na era digital

0

Para conseguir elevar o patamar de uma marca no mercado, é preciso contar com uma base forte de clientes, mas esse conceito não está atrelado especificamente à quantidade de pessoas que consomem um determinado produto, e sim, à fidelidade que esse grupo dedica à marca. A forma com que essa noção é construída dentro das pessoas tem início no momento em que é estabelecido um relacionamento com o cliente, e isso vai além da jornada de compra.

Anteriormente nesta coluna, eu já mencionei a necessidade que o cliente demonstra de cada vez mais ser reconhecido pelas marcas. Vivemos em um período onde as experiências proporcionadas pelos players possuem um valor tão relevante quanto a qualidade do produto por si só, logo, uma empresa que possuir canais abertos de comunicação com sua base de clientes e que sempre busque qualificar o atendimento, inclusive reconhecendo o histórico de consumo, adquire um destaque quando comparado com a concorrência.

O meio digital possibilita, justamente, a abertura desses canais, facilitando a coleta de feedbacks e percepções sobre suas experiências, ou até mesmo por meio do e-mail e grupos em redes sociais, canais muito utilizados atualmente pelas maiores marcas no mercado. 

Uma estratégia que pode ser utilizada é a adoção de elementos relacionados ao Marketing de Defensores. A tendência dessa metodologia se dá justamente pelo valor das experiências buscadas pelos consumidores, possibilitando resultados como a melhora da reputação da marca, aumento de avaliações, ampliação da audiência, geração de conteúdo espontâneo, entre outros. 

O conceito está enraizado na noção de que, quanto mais for investido na experiência dos clientes, cada vez mais eles vão se posicionar de maneira positiva quando abordarem a marca para outras pessoas.

A falta de entendimento desse processo e dos possíveis impactos no crescimento dos negócios a médio e longo prazo acaba muitas vezes gerando um sub investimento das empresas, em especial dos pequenos negócios. Existe uma boa oportunidade para aprofundar o relacionamento com os clientes, mostrando que a marca reconhece a jornada de consumo através de ações como redução do atrito no momento de compra (ex. cadastros!), oferta de produtos e serviços baseado em perfil de consumo, datas, entre outros. 

Por fim, reforço que existem boas oportunidades para as micro e pequenas empresas, que através de poucas ferramentas e automações, podem alavancar muitos negócios sanando dores por meio de iniciativas que vão além do produto ofertado.

Marcelo Navarini, diretor do Bling.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.