A fabricante russa de software de segurança Kaspersky Lab anunciou a descoberta do primeiro vírus capaz de infectar iPods, os tocadores de MP3 da Apple. O malware, que recebeu o nome de Podloso, não representa grandes riscos para usuários padrão, já que ameaça apenas os iPods que têm versões Linux instaladas ? prática comum entre usuários que querem ampliar as funções do tocador.
Depois de executado, o vírus é armazenado no iPod do usurário, instalando-se em suas pastas. O início automático do Podloso, porém, é impossível, sendo somente o usuário capaz de rodá-lo. Assim que executado, o programa nocivo escaneia o disco rígido do equipamento e contamina os arquivos com extensão ?.elf?. Ao tentar acessar estes arquivos, o malware apresenta a frase "Você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux? (You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus).
O vírus Podloso pertence a categoria de programas denominada de "vírus conceituais". Esses programas são criados com o objetivo de provar que determinada plataforma pode ser infectada, mas não tem potencial destrutivo. Além disso, o Podloso não é capaz de reproduzir-se: para infectar o iPod é necessário que o usuário armazene o vírus na memória do tocador de MP3. Desse modo, o primeiro vírus para iPod não tem nenhuma função perigosa e não representa risco para os usuários, mas prova que é possível infectar os dispositivos no futuro.